segunda-feira, 22 de abril de 2013

Preconceito social

Trabalho de história proposto pelo professor Elton Carvalho aos alunos do 3º ano I, com o intuito de discutir sobre o tema "Preconceito Social"

Aluna: Júlia Cordeiro.

PRECONCEITO SOCIAL

Para muitas pessoas, o preconceito social se refere ao preconceito relacionado às classes sociais. Mas as fronteiras que dizem respeito ao dito “Preconceito Social” vão além disso. Para se compreender melhor, devemos entender o significado da nossa tão cotidianamente usada palavra preconceito:  “Pré” =  que vem antes;  “Conceito” = idéia, opinião, julgamento. Por definição, temos que preconceito seja uma opinião formada sem conhecimento os fatos, um julgamento irrefletido. O que gera discriminação, violência, agressão (seja moral, física ou verbal).
O preconceito social está presente em nosso dia-a-dia, e acontece quando uma pessoa discrimina outra em razão da forma dela se vestir, o local onde ela mora, seu sexo, sua sexualidade, aparência, condição financeira, limitações físicas ou intelectuais, estilo de vida, religião, dentre tantos outros motivos. O preconceito social nem sempre se expressa de forma violenta, e pode ser disseminado sutilmente como forma de humor, ou expressões cotidianas, o que mostra que esta é uma condição cultural a qual estamos submetidos, porém isso não serve como motivo para aceitar este mal.
As manifestações preconceituosas nem sempre são explicitas, muitas vezes dentro da escola elas estão presentes de forma dissimulada. Assim, estas expressões podem acontecer em forma de gestos, risos ou sarcasmos” (Itani, 1998).
O preconceito tem o poder de atingir as mais diversas classes e camadas e diante do seu efeito bumerangue as conseqüências são absorvidas por toda a sociedade, uma vez que, a existência de racismo, preconceito e discriminação cultural na sociedade e no cotidiano escolar prejudica, direta ou indiretamente, todos os indivíduos. Os preconceitos de gênero, etnia, a extensão social e cultural e social no cotidiano escolar, deixam cicatrizes para todos que interagem nesse cotidiano.
Alunos que se formam em um ambiente escolar preconceituoso propagam o preconceito em suas famílias, em seu circulo de amizades, em seu trabalho, e perpetuam o preconceito em suas vidas. A formação de indivíduos preconceituosos, a perpetuação de ideologias racistas, a permanência das desigualdades sociais e culturais, a violência no espaço escolar e ainda potenciais subaproveitados, são algumas das conseqüências que a sociedade suporta, ao permitir através de ação ou omissão do preconceito  no ambiente escolar.
Dentre as várias conseqüências vistas em vítimas de atos discriminatórios estão a depressão, baixa auto-estima, agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem.  O desconhecimento das conseqüências do preconceito gera passividade em relação ao tema. A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem a  formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.


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