segunda-feira, 1 de abril de 2013

Trabalho de Redação sobre a música: "Faroeste Caboclo"


Grupo: Maryanna Karlla - 1º II
Maria Beatriz - 1º I
Maria Carolina - 1º II
Mylena Gouveia - 1º I
Luana Maia - 1º II
Ednaldo Neto - 1º II
                               Trabalho de Redação sobre a Música: " Faroeste Caboclo" 

Elementos de do processo de comunicação:
Emissor: Legião Urbana
Receptor: Aqueles quem escutam e compreendem a música (eu)
Referente: Interior ou sertanejo.
Mensagem: O sofrimento dos cidadãos
Código: Língua Portuguesa Brasileira
Canal/meio: Música

Funções de Linguagem
Função Referencial:
“...No Ano-Novo eu começo a trabalhar" Cortar madeira, aprendiz de carpinteiro...”
“...E ouvia às sete horas o noticiário que sempre dizia que o seu ministro ia ajudar...”
“... Agora o Santo Cristo era bandido, destemido e temido no Distrito Federal, não tinha nenhum medo de polícia, capitão ou traficante, playboy ou general...”
 “Jeremias, maconheiro sem-vergonha, organizou a Rockonha e fez todo mundo dançar, desvirginava mocinhas inocentes se dizia que era crente mas não sabia rezar...”
“...E então o Jeremias pra um duelo ele chamou, amanhã às duas horas na Ceilândia, em frente ao lote 14, é pra lá que eu vou...”
“...Ela trazia a Winchester-22, a arma que seu primo Pablo lhe deu...”
Função Conativa/Apelativa:
- Não possui.
Função Emotiva:
“...Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu...”
“...Ele ficou bestificado com a cidade...”
“...Meu Deus, mas que cidade linda...”
“...Maria Lúcia era uma menina linda...”
“...Aquela menina falsa pra quem jurei o meu amor...”
Função Metalinguística:
- Não possui.
Função Fática:
A música longa que transmite sobre a vida do rapaz detalhadamente.
Figuras de linguagem
(Metáfora) – “...Era o terror da sertania onde morava...”
“...Agora o Santo Cristo era bandido...”
“...Que eu acabo mesmo com você, seu porco traidor...”
(Hipérbole) – “...Comia todas as menininhas da cidade...”
“...E o Santo Cristo até a morte trabalhava...”
“...E pro inferno ele foi pela segunda vez...”
 (Perífrase) – “...E encontrou um boiadeiro com quem foi falar, e o boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem...”
“...E acabou com todos os traficantes dali...”
(Metonímia) – “...E num ônibus entrou no Planalto Central...”
“...Ganhava cem mil por mês em Taguatinga”
“...Mas o dinheiro não dava pra ele se alimentar...”
“...Já no primeiro roubo ele dançou...”
“...Vocês vão ver, eu vou pegar vocês...”
“...Essas palavras vão entrar no coração...”
“...Um homem que atirava pelas costas...”
(Antítese) – “...Destemido e temido no Distrito Federal...”

(Comparação) – “...Eu vou sofrer as consequências como um cão...”

(Sinestesia) – “...Dá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdão...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário