sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projetos Futuristas - Medicina

     Grupo: Caio Enrique, Charles Souza, Esdras Santos, Herbet danilo, Humberto Barros, José Alves e Pietra Simplicio.
       Série:  3° I                          

                                                         Inovações na medicina
      A medicina vem sendo praticada de uma forma ou de outra, desde os tempos pré-históricos todas as culturas tiveram seus curandeiros. Atualmente, a que é baseada na ciência é a forma predominante. Quando pensamos em médicos e curas, pensamos na medicina moderna, de alta tecnologia. Como tudo que envolve o ser humano, ela ao longo dos anos, se desenvolveu e progrediu bastante.
    Doenças que antigamente não possuíam cura, hoje possuem. E é graças ao desenvolvimento da tecnologia e da ciência, que temos tratamentos e remédios que nos poupam tempo, porém na maioria das vezes não são de fácil acesso, o que é um problema, pois mais de um milhão de pessoas tem acesso inadequado à saúde no Brasil.
      Bem Estar, Saúde e Qualidade de Vida são termos cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos com regularidade, fazer exames de rotina, controlar doenças, são atividades fundamentais no mundo moderno, e agora podem receber o auxilio da tecnologia. Lidar com algumas doenças são difíceis e requerem paciência e atenção, tanto de quem possui a doença, quanto de quem a trata.
       Foi criado um aplicativo para Android que possibilita que o paciente entre em contato com seu médico via email e esclareça suas dúvidas sempre que necessário. Isso porque, além de manter uma dieta extremamente rigorosa e praticar atividades físicas, muitas vezes, o paciente possui dúvidas em relação à quantidade de carboidratos, medicações ou mesmo exercícios precisos para seu cotidiano.

      Além de tudo isso, todos os dias pesquisadores, médicos e cientistas buscam novas curas. E nós que somos a população estamos vendo isso, novos tratamentos e remédios para pequenas e grandes doenças como: remédios para câncer de próstata em estágio avançado, dispositivo portátil para diagnóstico de melanoma, cirurgia de catarata com laser, mamografia em 3D, e outros.

    Esta introdução aos estudos sobre a natureza e as consequências da inovação médica contribuirá para um debate nacional sobre a melhor forma de proteger os doentes, enquanto as inovações são desenvolvidas e os benefícios garantidos. Os médicos querem uma população que viva mais, por isso, eles buscam tudo que possa ajudar a melhorar a vida humana.


      

      Considerações Finais


      Com esse seminário sobre projetos futuristas, pude perceber que ao passar dos anos a medicina vem trazendo novos aparelhos e até robôs. Hoje em dia já tem protótipos de nano robôs, que serão utilizados para realizar diagnósticos nos pacientes e assim melhorar o trabalho dos médicos e também fazendo com que a consulta seja mais rápida. Já temos em mãos os aplicativos para celulares e tablets, onde as pessoas agendam um horário para que elas sejam atendidas e possam também fazer perguntas sobre o que estão sentido.
                                                                                                                             - Charles Souza.
     Ao realizar esse trabalho sobre projetos futuristas na área da medicina, aprendi que essas inovações tecnológicas sempre buscam melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Doenças que não tinham cura, hoje possuem remédios que podem minimizar os seus efeitos, além de projetos em desenvolvimento como: medicamentos personalizados e órgãos artificiais. Então, a tecnologia na área da saúde tem o objetivo de beneficiar as pessoas para que possam viver mais e facilitar novas descobertas.
                                                                                                                                    - Esdras Santos.
  
      Nas últimas décadas várias inovações tecnológicas e avanços da Ciência possibilitaram um aumento da expectativa de vida das pessoas. Novos medicamentos para tratamentos mais complicados, equipamentos para permitir diagnósticos mais rápidos e precisos, e outras inovações possibilitaram toda essa melhora na forma de diagnosticar e tratar as diversas doenças. Na medicina sempre é bom inovações para que possamos ter muito mais recursos para nossa saúde.
                                                                                                                                       - Hebert Danilo. 

         O avanço tecnológico na medicina representa a capacidade e sabedoria do ser humano. Com tanta tecnologia que já temos, eu acreditava que não era possível evoluir mais. A nanotecnologia é uma das principais formas de mostrar a evolução da medicina. Pois é capaz de melhorar o trabalho do médico de uma forma inacreditável, desde simples terapias até o funcionamento de órgãos. E tudo isso é fruto de muito esforço de pessoas que trabalham pelo bem da humanidade.
                                                                                                                               - Humberto Alencar.
             
        Durante a realização desse trabalho, pude aprender um pouco mais sobre os avanços que estão sendo realizados na medicina, como por exemplo: o desenvolvimento de novos tipos de pílulas, remédios com absorção mais rápida (eliminando a utilização de injeções) e transplantes utilizando órgãos criados em laboratório. Porém, o que mais me chamou atenção, foi sem dúvida alguma, a descoberta do neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, que pretende realizar a façanha de possibilitar a um tetraplégico a oportunidade de dar o pontapé inicial na Copa de 2014, que será possível através de um exoesqueleto conectado ao cérebro do voluntário.
                                                                                                                                       - José Alves.
      
        A inovação na medicina ocorre devido ao avanço na tecnologia, pois grandes passos estão sendo dados em curas de doenças que antigamente não tinham e eram muito caro para tratá-las. Esse desenvolvimento está obtendo retorno e os idosos estão tendo uma vida mais longa e sem muitas preocupações relacionadas à saúde. Para o Brasil crescer mais, com certeza temos que nos desenvolver intensivamente para obtermos um nível elevado na medicina.
                                                                                                                                    - Pietra Simplício.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário