quinta-feira, 14 de março de 2013

Tema: Maioridade Penal no Brasil.

Tema: Maioridade Penal no Brasil. 



3ª Ano                                                                                                                 ɪɪ
Grupo: Alan Bruno
            Jorge Gomes
            Matheus Farias
            Roberto Luiz

Tema: Maioridade Penal no Brasil.
Posição: Não deve existir a maioridade penal no Brasil, ao invés disto, deve-se avaliar caso por caso.
Argumentos: 1º Muitos jovens brasileiros possuem uma mentalidade avançada.
2º Ocorre o incentivo dos mais velhos para a criminalidade infantil.

Texto: Diante dos fatos conhecidos, posicionados a favor de uma mudança constitucional em relação à maioridade penal, defendemos que não se deve existir uma idade que demonstre a aptidão de um adolescente ou criança que comete um ato infracional, e sim que cada caso deve ser analisado individualmente.

Considerações finais:
“Temos que cuidar logo sobre essa maioridade penal, pois muitos hoje cometem crimes que adultos cometem e não são presos. Um adolescente tirar a vida de uma pessoa e um adulto tirar a vida de outra pessoa os dois eram pra terem uma penalidade igual e não deixar os menores infratores imunes. O adolescente que comete o crime deve sim responder os seus atos como gente grande. Em outros países a menoridade penal é: 10 anos(Inglaterra), 15 anos(nos quatro países escandinavos) 13anos(França) e variando de 6 a 12 anos(EUA).”                                                                                      (Alan Bruno)

 “A maioridade penal brasileira deve ser alterada, pois não convém com os fatos da realidade. No dia-dia vemos menores de idade com ações e mentalidade diferenciada. Por isso concordo que cada caso seja examinado e tratando as devidas precauções determinada pela lei”.                                                                                                            (Jorge Gomes)

“Não deve existir uma maioridade penal... Muitos pequenos infratores tem consciência de seus atos e são ‘liberados’ por causa da maioridade penal. É esse o tipo de conscientização que oferecemos para nossos jovens? Onde vamos acabar? O correto seria avaliar caso por caso, sem generalizar como está sendo feito, fazendo desse modo que cada jovem cidadão responda pelos seus atos, individualmente”.                                                (Matheus Farias)

“Posiciono-me a favor da extinção da maioridade penal no Brasil. Primeiramente acredito que ter uma idade limite não mudara muita coisa, pois não pode-se dizer que um menino de 11 anos que pega um revolver e vai assaltar mesmo que seja para sua sobrevivência não saiba que o que ele fará é crime! E por ser crime independente de sua idade deve responder por seu ato. Assim, defendo que não se deve falar em diminuir a maioridade penal e sim tratar individualmente cada caso, assim extinguindo a tal maioridade penal.”
(Roberto Luiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário