quinta-feira, 28 de março de 2013

TRABALHO GEOGRAFIA – PROF. LINS



COLÉGIO QI – 2º I
TRABALHO GEOGRAFIA – PROF. LINS
Grupo: Conceição Marta, Matheus Marques, Marcos Carvalho, Marina Tavares, Francisco Lucas, Mayara Rolim e Giovanni  Caricio

O Toyotismo é um modo de organização originário do Japão, caracterizado pelo just in time, criado por Taiichi Ohno e surgiu nas fábricas de automóvel Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, tinha como elemento principal a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total
Esse sistema pode ser pode ser caracterizado por:
·         Mecanização flexível
·         Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra
·         Implantação de sistemas de controle de qualidade total
·         Sistema just in time
·         Personalização dos produtos: Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente
·         Controle visual: Havia alguém responsável por supervisionar as etapas produtivas.
E suas principais características são:
- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada.
- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
- No toyotismo, só se produz o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização, tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário