quarta-feira, 13 de março de 2013

Usina de Belo Monte

Grupo: Caio Enrique, Esdras Santos, Humberto Alencar, José Alves e Pietra Simplício.

 Turma: 3° Ano I.

Caio Enrique: A Usina de Belo Monte não pode ser construída por uma série de fatores impactantes ao meio ambiente, esses motivos são os seguintes: cerca de 640km² de terras serão inundadas, muitas famílias de indígenas serão retiradas de suas moradias e o desmatamento será de 100 milhões de m³ de floresta para construção de um canal. Além de atingir intensivamente a vida dos animais, principalmente a etapa reprodutiva.

Esdras Santos: A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte irá provocar mudanças no regime de escoamento do rio, a fauna e a flora serão muito prejudicadas, devido ao alagamento dessas áreas. O meio de transporte fluvial e único da região será interrompido, impedindo o acesso das comunidades ribeirinhas aos hospitais e ao comércio, e os indígenas terão que se deslocarem da suas habitações em busca de novas áreas, por causa da devastação que ocorrerá. Além do desperdício imensurável de dinheiro público.

Humberto Alencar:  A construção da Usina de Belo Monte foi um projeto aprovado pelos governantes onde talvez eles não estejam  preocupados com o impacto ambiental que esse obra poderá causar. Na verdade os políticos devem estar preocupados com as verbas que poderão ser desviadas a partir de uma obra desse tamanho, Precisamos ser ouvidos pelos governantes, as pessoas que mais sofrerão consequências serão os habitantes que ocupam aquela área, e também a nossa flora, e a nossa fauna, Será que algum dia nossos governantes terão alguma ideia na cabeça que não seja desviar dinheiro público para construção de obras desnecessárias.

José Alves: A construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte é um desperdício gigantesco de verba do contribuinte e um ataque á preservação ambiental. Serão cerca de 12 mil hectares de desmatamento em plena Floresta Amazônica, o quê obviamente terá um impacto descomunal em todo um ecossistema. A obra tem um custo previsto de R$ 19 bilhões e cerca de R$ 37 bilhões de serão gastos em linhas de transmissão, para a utilização da energia gerada por Belo Monte, Teles Pires e Tapajós. Verba que poderia contribuir para um desenvolvimento sustentável e não predatório. Como vêm ocorrendo em nosso país.

Pietra Simplício: Sendo a terceira maior hidrelétrica do mundo a Usina Belo Monte, e a maior obra do Programa de Crescimento (PAC). Ela atinge diretamente os índios, pois suas terras serão afetadas pela diminuição da vazão do rio, causando prejuízos para uma população que depende do rio para a pesca, plantação e transporte. Ela também irá atingir algumas cidades que terão grandes áreas inundadas, afetando os agricultores e a população ribeirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário