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Dicas para a redação do Enem
Por Redação Eschola.com | – 06/08/2012 12:36:00
O MEC divulgou o seu Manual para a Correção das redações do ENEM, mas a imprensa deu destaque apenas aos critérios para correção das Redações com dois ou três professores e deixou de lado o mais interessante e útil para os alunos que é “o caminho das pedras” para uma boa redação dentro desses critérios.
Esse caminho começa com a definição das 5 competências que serão cobradas, cada uma delas valendo até 200 pontos em um total de 1.000.
Recomendamos fortemente que todos leiam a íntegra das recomendações porque as informações ali contidas são valiosas.
A seguir, trazemos um resumo contendo o primeiro (200 pontos) e o último (zero ponto) dos cinco níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar cada uma das Competências que serão cobradas nas redações do Enem 2012:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
200 pontos
O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.
0 ponto
O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
200 pontos
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
0 ponto
O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200 pontos
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha
coerência com a opinião defendida na redação.
coerência com a opinião defendida na redação.
0 ponto
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 pontos
O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de idéias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
0 ponto
O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
200 pontos
O participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
0 ponto
O participante não apresenta proposta de intervenção
Com a leitura atenta da definição dessas 5 competências e entendendo bem o que será cobrado para obter o melhor nível de desempenho, o candidato terá tudo para obter um excelente resultado na prova de Redação do ENEM.
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3 ANO II: GRUPO: Raphael Franceschini,Daniel Monte,Osmar Morais,Lucas Arruda,Thales Dias
ResponderExcluirREDAÇÃO UFPB:
1. INTRODUÇÃO
Para a aprovação dos candidatos na prova de Redação da UFPB, espera-se que o mesmo desenvolva capacidades como as de: compreensão textual, expressão e a produção do texto escrito. O candidato deverá, primeiramente, analisar criticamente os textos da coletânea oferecidos na prova de redação e, em seguida, relacioná-los adequadamente à proposta temática. Os textos da coletânea cumprem dois objetivos: oferecer subsídios temáticos que ajudem ao leitor dos mesmos a produzir o seu próprio texto. Os candidatos devem partir da ideia proposta na coletânea, bem como do seu modelo oferecido. Para avaliar a capacidade de leitura dos candidatos, a banca parte da seguinte definição: ler significa muito mais do que apenas decodificar palavras. Implica, também, identificar e recuperar informações, perceber implícitos, interpretar e, por último, refletir sobre o texto. Segundo muitos especialistas a leitura é resultado de um processo mental complexo e interativo em que o leitor relaciona as ideias contidas no texto de acordo com o seu conhecimento prévio, e, a partir daí desenvolve uma ação reflexiva. A competência de leitura envolve: recuperação de informação, elaboração de perguntas e respostas, ativação do conhecimento de mundo, uso de inferências e reflexão sobre o conteúdo.
2.PRODUÇÃO DE TEXTO
A prova será constituída da produção de textos, entre os gêneros textuais/ discursivos a seguir: artigo de opinião, notícia, reportagem, resenha crítica, resumo, anúncio publicitário, carta, relato de experiências, contemplando os seguintes aspectos:
• Estruturação textual: adequação e organização textual aos diversos gêneros.
• Elementos de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, informatividade, intertextualidade.
• Linguagem: uso da norma padrão da língua escrita; usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/ discursivos.
3. CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
Do ponto de vista da organização textual, o candidato deverá apresentar os seguintes aspectos em sua produção escrita:
1 – Coerência com o título;
2 – Progressão temática;
3 - Certo nível de informatividade sobre o tema;
4 - Domínio da norma culta;
5 – Posicionamento perante a questão levantada (discussão em relação ao questionamento levantado, respondendo à questão avaliativa “Por quê?”.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
•ASPECTOS CONSIDERADOS:
1-Adequação ao Gênero/Tema
Organização textual adequada ao(s) gênero(s) / tema(s)
solicitado(s).
2-Coerência Textual
Princípio da não-contradição, da continuidade e da
progressão do sentido entre as partes do texto.
3-Coesão Textual
Emprego adequado dos elementos coesivos
referenciadores e seqüenciadores, que assinalam a
manutenção, a progressão do sentido, e as relações
lógico-semânticas entre os enunciados.
4-Norma Culta Escrita
Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros
textuais/discursivos