quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Trabalho de Carlitos- Grupo

COLÉGIO Q.I
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR: CARLOS
SÉRIE: 1° ANO
TURMA: I
DATA: 29/08/2012
GRUPO: ADÉLIA AMORIM
               MARINA TAVARES
               MARIA CLARA
               GEOVANA
               MARINA CRUZ
               THAÍS MYKAELLA


TRABALHO DE LITERATURA



QUINHENTISMO
COMENTÁRIOS SOBRE A IMAGEM

ADÉLIA AMORIM: A Carta conhecida como “Carta de Pero Vaz de Caminha” é também conhecida como “Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, é um documento no qual Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Alvares Cabral (descobridor do Brasil) registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta.

THAÍS MYKAELLA: Essa imagem representa a carta de Pero Vaz de Caminha, quando aconteceu o achamento do Brasil. É um dos principais escritos sobre a terra brasileira. São várias informações que até hoje tentam ser intendidas para saber ao certo oque aconteceu ao longo dos anos. A carta conta toda a história desde o dia que saíram ao encontro de terras novas.

MARINA CRUZ: O conteúdo da Carta fala da História, sendo considerado, por isso, um documento histórico. O autor se revela o primeiro cronista do Brasil. A Carta realiza uma espécie de relatório para o rei sobre a descoberta da nova terra e o autor se posiciona como testemunha ocular dos fatos. Registra os primeiros acontecimentos do encontro do português com a região.

MARINA TAVAREZ: Escolhemos essa imagem, pois nela mostra os primeiros contatos dos Portugueses com os índios brasileiros. E demonstra sobre a carta escrito por Pero Vaz de Caminha É considerado o primeiro documento escrito da História do Brasil, mesmo aquela terra que acabaram de descobrir não ser chamada de Brasil ainda, só posteriormente esse nome foi introduzido.

MARIA CLARA: Vaz de Caminha era escrivão da frota de Pedro Alvares Cabral, e redigiu essa carta para Dom Manoel I, conhecido também como “O Venturoso” ou “Bem Aventurado”, para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. A Carta é datada em 1° de maio de 1500, a cidade onde estavam era Porto Seguro, e foi levado para Lisboa por Gaspar de Lemos, um grande navegador desse período.

GEOVANA: A carta é o exemplo típico do deslumbramento dos Europeu para com o novo. No caso o “Novo Mundo” como era chamado as Américas. Caminha documenta algumas características físicas da terra encontrada e o momento em que viram um monte, denominado logo depois por Pedro Alvares Cabral como “Monte Pascoal”.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário