terça-feira, 28 de agosto de 2012

Trabalho de química / Prof.: Gondim / 1º ano II


Ácidos:

Aqua Regia contém ácido Nítrico concentrado e ácido Clorídrico concentrado na razão 1:3. Aqua Regia significa 'Água Real' em Latim. Ela é usada para dissolver metais nobres como ouro e platina. A fórmula química do ácido Nítrico 
HNO3.

O leite contém ácido lático. Ácido lático é nomeado a partir da palavra em latim 'lac', que significa leite. A fórmula química do ácido lático 
C3H6O3.

O vinagre é ácido acético bem diluído. O vinagre utilizado para fins culinários contém aproximadamente 4% de ácido acético. A fórmula química do ácido acético é CH3COOH. 

O ácido sulfúrico é usado na manufatura de baterias de carro. Ele também é conhecido como 'Óleo de Vitriol'. A fórmula química do ácido sulfúrico é H2SO4. 

O ácido carbônico é responsável pelo gás nos refrigerantes. O ácido carbônico se decompõe em bolhas de dióxido de carbono. A fórmula química do ácido carbônico é H2CO3. 

Bases 

Anti-Ácidos ajudam a neutralizar a acidez (do ácido clorídrico) no estômago. Eles geralmente contêm duas bases, chamadas hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio. A fórmula química do hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio é Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente. 

Hidróxido de Sódio é também conhecido como 'Soda Cáustica'. Sua fórmula química é NaOH. 

Hidróxido de Potássio é também conhecido como 'Potassa Cáustica'. É usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua fórmula química é KOH. 

Amônia é um gás básico o qual é usado na manufatura de fertilizantes como a Uréia, nitrato de amônio e sulfato de amônio. A amônia é produzida para fins comerciais através do processo de Haber. Quando dissolvida em água, a amônia forma uma base conhecida como hidróxido de amônio. A fórmula química da Amônia é NH3.

Hidróxido de Magnésio está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal. Sua fórmula química é Mg(OH)2.
Hidróxido de Cálcio conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum. A fórmula químicaCa(OH)2.
Sais 

Sulfato de Sódio é um sal normal enquanto Bisulfato de Sódio é um sal ácido. Sua fórmula 
Na2SO4. 

Cloreto de Sódio é solúvel em água enquanto o Carbonato de Cobre, Cloreto de Chumbo e Sulfato de Bário são insolúveis em água. 
A sua fórmula química é NaCl.

Carbonato de Sódio é usado na manufatura de detergentes e do vidro comum. Sua fórmula é 
Na2CO3.

Sulfeto de Zinco é insolúvel em água enquanto Fosfato de Potássio, carbonato de Amônio e Cloreto de Bário são solúveis em água. A sua fórmula é 
ZnS.

Nitrato de Amônio é usado na fabricação de fertilizantes. Sua fórmula é 
(NH4)+(NO3)–.
Óxidos
 Óxido nitroso na anestesia geral balanceada. Formula: N2O.

Óxido de etileno em esterilização de materiais e artigos médico-hospitalares. Formula:
 C2H4O.

Peróxido de hidrogênio desinfecção de feridas. 
Fórmula química H2O2.

Óxido de magnésio utilizado como antiácido estomacal. F
órmula MgO.

Monóxido de dinitrogênio utilizado em Medicina como anestésico fraco que pode ser utilizado em cirurgias rápidas. 
Fórmula química  N2O5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário