terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Disciplina: Geografia- Prof: Lins – 1 ano I



QI – Questão de Inteligência – Disciplina: Geografia- Prof: Lins – 1 ano I
Grupo: André Gustavo, Conceição Marta, Daniel Tobias, Marcos Antônio, Matheus Marques, Raquel Luna, Vitor Farias

Distribuição da População Brasileira na pirâmide etária

 

                         Embora o Brasil sempre tenha sido considerado um país jovem, no censo de 1991 foi constatado uma importante mudança no perfil etário da população brasileira. Nos últimos anos foi observada uma considerável redução na taxa de natalidade e isso reflete na construção da pirâmide etária brasileira.

                         A distribuição da população é feita através das faixas de idade da população em um país que traz como consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é dividida em três faixas etárias: jovens (0-19 anos); adultos (20-59 anos); e idosos (acima de 60 anos). No Brasil, através de uma pesquisa feita em 2005, a faixa etária dos jovens é de 46,5% do total, a dos adultos de 46,4% e a dos idosos de 7,1%.

                        O gráfico etário não informa apenas sobre a faixa etária, mas também a proporção dos sexos em cada idade. A pirâmide etária do Brasil tem sua base larga e vai estreitando-se até atingir o topo, isso que dizer que o numero de idosos é relativamente pequeno, mas nas últimas décadas, ocorreu um aumento da terceira idade e dos adultos e uma diminuição na porcentagem de jovens, pois em 1950 a distribuição era a seguinte: 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Isso aconteceu, em decorrência da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e do aumento da rtexpectativa de vida.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário