sábado, 8 de dezembro de 2012

Química - 2º ano I


Grupo: José Valentim, Luiz Weber, Manoel Paulo e Rodrigo Araújo

Lipídios
1. Conceito
São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas. Na verdade, todas a relevância do metabolismo lipídico advém desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
2. Classificação
A melhor classificação para os Lipídios é aquela baseada na presença ou não de Ácidos Graxos em sua composição.
· Lipídios com ácidos graxos em sua composição
São saponificáveis, pois reagem com bases formando sabões. São as biomoléculas mais energéticas, fornecendo acetil-coA para o Ciclo de Krebs.
- Ácidos Graxos
São ácidos orgânicos, a maioria de cadeia alquila longa, com mais de 12 carbonos. Essa cadeia alquila pode ser saturada ou insaturada;
Representação : R - COOH , onde R é uma cadeia alquila longa.

A. Ácidos Graxos Saturados :
· Não possuem duplas ligações 
· São geralmente sólidos à temperatura ambiente 
· Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados 

Exemplos :
· Ácido Palmítico - CH3(CH2)14COOH
· Ácido Esteárico - CH3(CH2)16COOH
· Ácido Araquídico - CH3(CH2)18COOH

B. Ácidos Graxos Insaturados :
· Possuem uma ou mais duplas ligações sendo mono ou poliinsaturados 
· São geralmente líquidos à temperatura ambiente 
· A dupla ligação, quando ocorre em um ácido graxo natural, é sempre do tipo "cis". 
· Os óleos de origem vegetal são ricos em Ácidos Graxos insaturados. 
· Quando existem mais de uma dupla ligação, estas são sempre separadas por pelo menos 3 carbonos. As duplas ligações nunca são adjacentes e nem conjugadas

Exemplos :
· Ácido Palmitoléico - CH3 - (CH2)5 - HC = CH - (CH2)7 - COOH
· Ácido Oléico - CH3 - (CH2)7 - HC = CH - (CH2)7 - COOH
· Ácido Linoléico - CH3 - (CH2)3 - (CH2 - HC = CH)2 - (CH2)7 - COOH
· Ácido Linolênico - CH3 - (CH2 - HC = CH)3 - (CH2)7 - COOH
· Ácido Araquidônico - CH3 - (CH2)3 - (CH2 - HC = CH)4 - (CH2)3 - COOH
· EPA - CH3 - (CH2 - HC = CH)5 - (CH2)3 - COOH


C. Propriedades

· O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do número de insaturações. Isso ocorre porque a configuração "cis" das duplas ligações provoca uma dobra de 30o na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas.

· Os ácidos graxos podem sofrer reações de hidrogenação, halogenação, saponificação esterificação e oxidação.

Hidrogenação: é a reação do ácido graxo insaturado + H2, formando ácido graxo saturado. 
Halogenação : é a reação do ácido graxo insaturado com um halogênio, formando ácido graxo saturado halogenado.
Saponificação : é a reação de um ácido graxo + base, formando sal (sabão).

- Trialcigliceróis

Os Triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. São absolutamente hidrofóbicos, sendo também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si.
A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos.
- Fosfoglicerídeos
São lipídios que por hidrólise liberam 1 mol de glicerol, 2 mols de ácidos graxos e 1 mol de ácido fosfórico. O glicerol geralmente está ligado a uma base nitrogenada (grupamento X), através de ponte fosfodiéster, o que faz desses compostos moléculas anfipáticas de caudas apolares (por conter ácidos graxos) e cabeças polares (fofatidil-X).
Os fosfoglicerídeos são o principal componente lipídico das membranas biológicas.
O grupamento X pode ser :

· O hidrogênio, formando o fosfoglicerídeo mais simples, o ácido fosfatídico;
· Colina, formando a fosfatidilcolina ou Lecitina 
· Serina formando a Fosfatidilserina 
· Etanolamina formando a Fosfatidiletanolamina
· Inositol formando o fosfatidilinositol


- Esfingolipídios
São formados por uma molécula de um aminoálcool de cadeia longa , a esfingosina cujas ligações duplas possuem configuração "trans". Este aminoálcool é ligado aos ácidos graxos através de uma ligação amida.
São lipídios também importantes na estrutura das membranas biológicas devido ao seu caráter claramente anfipático.
Os derivados de ácidos graxos da esfingosina são conhecidos com ceramidas, as quais são precursoras dos lipídios mais abundantes :
· As Esfingomielinas : são ceramidas cujo grupo polar pode ser tanto uma fosfocolina como uma fosfoetanolamina.
· Os Cerebrosídeos : são ceramidas cujas cabeças polares consistem de um único resíduo de açúcar. Eles não possuem grupo fosfato e são, portanto, não iônicos
· Os Gangliosídeos : são ceramidas ligadas a oligossacarídeos que incluem pelo menos um resíduo de ácido siálico.
- Ceras
São lipídios que por hidrólise liberam 1 mol de ácido graxo de cadeia longa e 1 mol de álcool alifático de cadeia longa.
Possuem estrutura linear o que facilita a agregação entre as moléculas, formando cadeias hidrofóbicas que configuram sua função impermeabilizante.
· Lipídios sem Ácidos Graxos em sua Composição:
Não são saponificáveis. As vitaminas lipossolúveis e o colesterol são os principais representantes destes lipídios que não são energéticos porém desempenham funções fundamentais no metabolismo.
- Esteróides
São Lipídios que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. São derivados do ciclopentanoperidrofenantreno, um composto que consiste de quatro anéis não-planares fusionados.
O esteróide mais importante é o colesterol, que possui um grupamento OH na posição C3. Esse grupamento polar OH confere-lhe um fraco caráter anfipático, permitindo que este esteróide seja um componente majoritário das membranas plasmáticas animais; enquanto que seu sistema de anéis fusionados lhe fornece uma rigidez maior do que outros lipídios de membrana.
O colesterol é o precursor metabólico dos hormônios sexuais, do glicocorticóides, mineralocorticóides, ácidos e sais biliares e vitamina D.
O colesterol pode também ser esterificado a cadeias longas de ácidos graxos formando ésteres de colesterol, os quais são totalmente hidrofóbicos, não fazendo parte da constituição da membranas biológicas.
- Terpenos
Possuem unidades isoprenóides como unidades básicas. As vitaminas E e K são os representantes mais importantes, além de vários óleos aromáticos de vegetais.
- Lipoproteínas
São associações entre proteínas e lipídios encontradas na corrente sanguínea, e que têm como função transportar os lipídios no plasma e regular o seu metabolismo. A fração lipídica das lipoproteínas é muito variável, e permite a classificação das mesmas em 5 grupos, de acordo com suas densidades e mobilidade eletroforética:
· Quilomícron: é a lipoproteína menos densa, transportadora de triacilglicerol exógeno na corrente sanguínea 
· VLDL (Very loa Density Lipoprotein): "Lipoproteína de Densidade Muito Baixa", transporta triacilglicerol endógeno. 
· IDL : "Lipoproteína de Densidade Intermediária", é formada na transformação de VLDL em LDL 
· LDL (Low Density Lipoprotein): "Lipoproteína de Densidade Baixa", é a principal transportadora de colesterol; seus níveis aumentados no sangue aumentam o risco de infarto agudo do miocárdio. Por ser uma lipoproteína aterogênica, o LDL ganhou a "fama" de mau-colesterol. 
· HDL (High Density Lipoprotein): "Lipoproteína de Densidade Alta"; atua retirando o colesterol da circulação. Seus níveis aumentados no sangue estão associados a uma diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio. Por essa razão é considerado uma lipoproteína de proteção contra a aterosclerose coronariana, sendo denominado, vulgarmente, como o bom-colesterol.

3. Função
· Componentes das membranas celulares, juntamente com as proteínas 
· Reserva de energia 
· Combustível celular
· Funcionam como isolante térmico sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo) ;
· Isolamento e proteção de órgãos;
· Funções especializadas como hormônios e vitaminas;
· Sinalização intra e intercelulares.

4. Fontes de obtenção (alimentos)

Margarinas, milho, aveia, soja, gergelim, cevada, trigo integral, centeio, óleo de canola, óleo de soja, óleo de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário