quinta-feira, 29 de março de 2012

Biologia/Leopoldo-Consequências do aumento de carbono na Atmosfera. 1° Bimestre(Individual)

Aluna: Gabrielly Farias de Castro

Consequências do aumento de carbono na Atmosfera

O aumento da concentração dos gases de estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, tem sido apontado como uma das principais causas destas alterações no clima, que terão impactes directos negativos sobre os ecossistemas terrestres, nos diversos sectores socio-económicos mundiais, na saúde pública e na qualidade de vida das pessoas em geral. A camada protectora da Terra, constituída por vapor de água e gases de estufa como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e principalmente o dióxido de carbono (CO2), reflecte a radiação infravermelha emitida pela superfície da terra impedindo que parte desta seja perdida para o espaço, tal como uma parede de vidro numa estufa. Como consequência dá-se o aquecimento da superfície da atmosfera.Sendo um processo essencial para a manutenção de vida no planeta, o efeito de estufa que ocorre naturalmente, impede que a superfície da Terra se torne excessivamente fria (cerca de 30ºC mais fria). O aumento da concentração de CO2 atmosférico tem ocorrido de forma gradual desde a última glaciação mas os fluxos de carbono após a revolução industrial têm vindo a aumentar a uma taxa nunca antes presenciada durante os últimos mil anos.

O CO2 resulta da queima de matéria orgânica e da respiração dos animais e plantas. O grande aumento de CO2 na atmosfera resulta do facto das emissões deste gás resultantes das actividades humanas (por exemplo, a queima de combustíveis fósseis - petróleo, carvão) não serem totalmente compensadas pela assimilação fotossintética do carbono na biosfera.



____________________________________________________________________________


Aluna : Camila Barreto


Por poluição atmosférica compreende-se a presença no ar de partículas sólidas e gases tóxicos como, por exemplo: óxido de nitrogênio, dióxido de carbono, os CFCs (clorofluorcarbonos), metano, etc.

A principal causa da poluição atmosférica é a atividade industrial. Certos tipos de indústrias destacam-se como grandes fontes de poluição: as refinarias de petróleo, as indústrias de cimento, as usinas termelétricas, as indústrias siderúrgicas, etc. Quanto maior for o nível de industrialização, maior o consumo de combustíveis fósseis e matérias-primas e, conseqüentemente, maior a produção de resíduos e poluição do ar. As queimadas, os veículos automotores são outros agentes poluidores.

Efeito estufa é a elevação da temperatura da Terra, do excesso de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico (dióxido de carbono) e outros.

Convém salientar que o efeito estufa é benéfico aos seres vivos, pois impede grandes variações de temperatura entre o dia e a noite. Entretanto, uma quantidade excessiva de gás carbônico na atmosfera contribui para aumentá-lo, aquecendo a atmosfera em excesso.

Nas últimas duas décadas, tem aumentado muito e se continuar nesse ritmo, a temperatura atmosférica pode se elevar entre 1,5 °C a 4,5 °C nos próximos cinqüenta anos. Se isso ocorrer, provocará um derretimento de parte dos gelos polares, elevando o nível médio dos oceanos, ocasionando inundações em áreas litorâneas de baixa altitude.


Aluna: Rebecca Lannay


1. Quais são as consequências do aumento de carbono na atmosfera (principalmente do gás carbônico)?
R= Vários problemas ecológicos, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, inversão térmica, o homem, que também faz parte desse meio, tem sua saúde afetada pois doenças respiratórias crônicas e alérgicas , são uma das consequências desse processo. 

_________________________________________________________________________________


ALUNA: JESSYKA RAYSSA PONTES DE ALMEIDA


O aumento do gás carbono tras uma grande consequencia para a camada de ozonio, fazendo com que surja um buraco . Esse buraco trara varias consequencias como o aquecimento global, o derretimento das calotas polares, extinção de especimes animais e vegetais, ou até mesmo nossa extinção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário