terça-feira, 5 de junho de 2012

Trabalho de Química - Henrique (2° ano - I) - Diferença: Gorduras cis e trans


DIFERENÇA: GORDURAS TRANS E CIS 


  Gorduras trans, geralmente contidas nos produtos industrializados como sorvetes, batatas-fritas e biscoitos servem, tanto para melhorar à consistência de alguns alimentos como também para prolongar sua validade nas prateleiras dos supermercados. É a gordura vegetal hidrogenada. O consumo em excesso desses alimentos pode provocar danos à saúde, já que reduzem os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL), contribuindo para o aparecimento de placa de gordura em veias e artérias (arterioescleroma).

  Já as gorduras cis é um tipo de gordura que o organismo absorve e aproveita. São encontradas nas gorduras de origem vegetal, porém, quando elas reagem com o oxigênio, transformam-se em gordura saturada. Quando os lipídios são conservados de maneira inadequada, as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados podem formar radicais livres. Estes reagem com o oxigênio do ar (oxidação) e formam produtos que alteram as características dos lipídios. Essa gordura é chamada cis porque vem de ácidos graxos insaturados e são comumente encontradas em gorduras vegetais.

Gorduras trans e cis:
  
   Gorduras trans é um tipo especial de ácido graxo, formado a partir de ácidos graxos insaturados.

   São considerados especiais devido à sua conformação estrutural. Nos ácidos graxos cis, que é como geralmente são encontrados os ácidos graxos na natureza, os átomos de menor peso molecular encontram-se paralelos, e nos ácidos graxos trans, os átomos de menor peso molecular estão dispostos na forma diagonal.

   O ângulo das duplas ligações na posição trans é menor que em seu isômero cis e sua cadeia de carboidratos é mais linear, resultando em uma molécula mais rígida, com propriedades físicas diferentes, inclusive no que se refere à sua estabilidade termodinâmica.

   Os ácidos graxos trans não são sintetizados no organismo humano, sendo que são resultantes de um processo chamado de hidrogenação. O objetivo desse processo é adicionar átomos de hidrogênio nos locais das duplas ligações, eliminando-as. Mas a hidrogenação é geralmente parcial, ou seja, há a conservação de algumas duplas ligações da molécula original e estas podem formar isômeros, mudando da configuração cis para trans.

Gorduras trans e cis:
  
  Os ácidos graxos são componentes vitais na dieta dos animais e do homem. São importantes não só como aporte energético, mas também por suas propriedades biológicas e funcionais específicas. “A maioria dos ácidos graxos encontrados naturalmente nas fontes lipídicas que ingerimos possui isomeria cis. Ou seja, a configuração usual das duplas ligações moleculares desses ácidos é a cis”.
   Também existem os ácidos graxos com isomeria trans. “São aqueles que têm uma ou mais duplas ligações na configuração trans". "Baixas quantidades deles podem ocorrer naturalmente em alimentos como leite, manteiga e gordura da carne de boi, como resultados da bio hidrogenação em ruminantes”. Estes são os trans de origem natural e alguns desses isômeros podem ter efeitos benéficos para a nutrição e saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário