domingo, 10 de junho de 2012

Trabalho em grupo Prof. Hugo - Principais combustíveis (3° ano II)


Principais combustíveis e suas relações com o efeito estufa

GASOLINA: O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde  humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. Mas os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), com isso a gasolina se torna menos poluente do que o diesel. 
ETANOL: A área ocupada pela cultura de cana-de-açúcar vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Na última safra, foram produzidos 24,5 bilhões de litros de etanol de cana-de-açúcar, dos quais 5,16 bilhões de litros foram exportados.                                                                                                                               Pelo presente estudo, o etanol da cana seqüestra significativas quantidades de CO2 da atmosfera. Foi mostrado que um veículo médio rodando 100 km com gasolina pura (sem adição de etanol) produz 35,1 kg CO2, mas com etanol de cana, emite somente 6,92 kg CO2 de origem fóssil. Em outras palavras, o etanol de cana reduz 80 % das emissões de gases de efeito estufa, se usado em substituição à gasolina pura, e em 77 % das emissões.
GNV: O GNV (gás natural veicular),tem sido muito utilizado como combustível para veículos.Além de ser mais barato que o álcool  e a gasolina,o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação ao combustíveis fosseis.Portanto é considerado uma fonte de energia limpa. Que utiliza o GNV emitem menos poluentes como óxidos nitrosos, dióxido de carbono (CO2) e principalmente monóxido de carbono (CO) – gases responsáveis pelo efeito estufa, desde que a instalação do kit GNV seja feita em uma oficina de qualidade.O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo,por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano.
DIESEL: O óleo diesel é um combustível fóssil, derivado do petróleo, muito utilizado em motores de caminhões, tratores, furgões, locomotivas, automóveis de passeio, máquinas de grande porte e embarcações. O óleo diesel é formado basicamente por hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de hidrogênio e carbono). Possui também em sua composição, em pequena quantidade, oxigênio, nitrogênio e enxofre. A queima do óleo diesel libera na atmosfera uma grande quantidade de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa. Entre estes gases, que também prejudicam a saúde humana, podemos citar o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e o enxofre. Este último, apresenta propriedades cancerígenas.
BIODIESEL: O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais. Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.                                                                       A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário