segunda-feira, 17 de junho de 2013

Trabalho de Arilson

COLÉGIO Q.I
GRUPO:   Thaís Mykaella, Pedro Fedrigo. Marina Cruz (Não fez), Luan (Não fez), João Kennedy(Não fez), Maria Clara (Não fez), Fellipe Imperiano (Não fez)
 Funções
Trigonométricas e o som
As Funções Trigonométricas são representadas pelos sons por meios de gráficos e na construção significativa dos conceitos como amplitude, frequências e períodos.  São eles que nos proporcionam a capacidade de transformar os dados captados em informações. A audição depende das ondas mecânicas.  Essas ondas  podem ser chamadas de transversais e longitudinais. As transversais se deslocam perpendicularmente ao meio, as longitudinais deslocam-se paralelamente ao meio.
A parte mais alta do gráfico é denominada crista e a parte mais baixa de vale. A variável da onda que altera as cristas e vales é a amplitude (A). Essa é medida em metros (m). O comprimento de onda (λ), è a distância entre duas cristas e equivale a uma volta completa no ciclo trigonométrico (quatro quadrantes). Esse comprimento  é medido em metros (m). O número de vezes que esse comprimento de onda ocorre na unidade de tempo é denominado frequência(f). A frequência é quantificada em hertz (Hz) ou ciclos por segundo, ai que entra o som.
Um dos primeiro estudiosos a fazer experiências sobre ondas sonoras foi o conhecido matemático Pitágoras, ele realizou vários experimentos com um monocórdio. Uma dessas experiências ele dividiu uma corda ao meio, e verificou que a corda tinha o dobro de vibrações, acabou considerando que a corda inteira vibrava 15 pulsos, metade da corda vibrou 30, e o período da função reduziu à metade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário