segunda-feira, 3 de junho de 2013

Trabalho História Casamento Homo afetivo

Casamento Homoafetivo religioso e civil

Religioso

   Em todas as sociedades e ao longo de toda a história da humanidade a relação homoafetiva esteve presente, variando, obviamente, conforme o nível de aceitação social do ponto de vista da cultura, tornando-se algo público ou não. É preciso considerar que os códigos morais e valores são construídos historicamente e socialmente, e que por isso se a homossexualidade sempre existiu, por outro lado nem sempre foi tratada da mesma forma.

   É notório que estamos diante de um assunto muito polemico, principalmente quando falamos sobre religiosidade, pois segundo a lei de Deus, a união homoafetiva é abominável conforme está escrito em vários versículos bíblicos.
Seria contraditório dizer que o os homoafetivos deveriam casar-se na igreja evangélica ou católica, pois no artigo 16, § 5º   da PL 122 dispõe que O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.   Logo a bíblia seria proibida, pois em vários textos Deus discrimina a homossexualidade.

Civil

   Em 5 de maio de 2011 o Supremo Tribunal Federal reconheceu a família homoafetiva, conferindo aos casais homossexuais o direito à união estável. Esta decisão foi proferida no julgamento do RJ. a união estável era um direito apenas do homem e da mulher, em razão do que dispunha o artigo1.723 do Código Civil. O STF afastou a expressão "homem e mulher" da lei e permitiu a interpretação extensiva aos casais de mesmo sexo.
   Antes, casais que tivessem o pedido recusado em cartórios teriam de entrar na Justiça. Agora, se o cartório se recusar a realizar o casamento, o caso é levado ao respectivo Tribunal de Justiça do Estado, onde o juiz corregedor vai determinar “providências cabíveis”.
   O casamento civil se diferencia da união estável por de fato mudar o estado civil do casal, que passam a ser vistos juridicamente como casados. Desse modo, ações como a compras de imóveis dependem da assinatura dos dois cônjuges. Além disso, um é necessariamente herdeiro do outro – na união estável o parceiro não herda imediatamente.
 Comentários:.


Alan Bruno

 “Eu sou a favor do casamento gay, pois eles têm o direito de quererem ser felizes ao lado de quem gostam e não ficarem sendo oprimidos pela sociedade por causa de sua escolha sexual. O Brasil é um país extremamente preconceituoso e machista, o que está sendo mudado conforme os anos.”

Jorge Gomes

  “Sou a favor ao casamento homossexual pois tenho uma visão futura dos conceitos relacionado aos casamentos. Portanto apoio mais tem que haver um respeito em ambas partes, visando o bem estar tanto dos homossexuais como dos heterossexuais. Um tema bastante complexo que tem base nos interesses pessoais das pessoas que estão relacionadas.”

Matheus Farias:

 “E relativo... Sou a favor do casamento homoafetivo quando o mesmo não envolve casamento religioso, penso assim, pois não da para ter um casamento religioso fazendo algo que é contra os seus princípios e sou contra a adoção, pois, a criança pode ser influenciada por isso, portanto o casamento civil e a adoção de adolescentes, sou a favor.”

Roberto Luiz

 “Diante dos fatos como a do homossexualismo me posiciono contra pois acreditando que estes atos acabam com a família,que já tem sido desgastada por estes atos.Acredito que é preciso respeitar pois é a escolha de cada um.Em relação a casamento,sou respeitoso não a favor,pois sou contra a homossexualismo mas respeito,no civil eu concordo pois é  uma forma de os homossexuais mostrarem sua escolha como um casal hetero tem esse direito.Então já que eles acham que são um casal que deixem eles se casarem porem no religioso sou contra pois cada igreja tem uma doutrina e precisa de respeito também”

Felipe Viana


 "O casamento entre pessoas do mesmo sexo, demonstra o quanto a sociedade mudou e conseguiu acabou com maioria da segregação social e racial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário