domingo, 2 de junho de 2013

Trabalho de Redação

                     Grupo: Breno José , Bruno Oliveira , Ewerton Ribeiro , Lawanda Kelly e Yan Pinheiro.


     Sustentabilidade

O Brasil vem tendo um desenvolvimento bem grande nos termos de sustentabilidade.
Brasil ocupa o 6º lugar no ranking mundial de coletores solares , a eficiência energética dos coletores solares justificou mudanças na legislação em 25 cidades brasileiras, que tornaram obrigatória a instalação dos equipamentos para certos tipos de edificação.
No aquecido mercado mundial dos coletores solares, o Brasil ocupa hoje a 6º posição. Os equipamentos instalados já ocupam uma área equivalente a 900 campos de futebol. São ao todo 2,5 milhões de coletores divididos assim: 72% aquecem a água nas residências, 17%, piscinas, 9% abastecem o comércio e 2%, a indústria.

Existem hoje no Brasil 200 fábricas empregando 30 mil pessoas, e de suas linhas de montagem saem 500 mil coletores solares por ano. Parte da produção é exportada para 10 países. A curiosidade é que nenhum desses dez países tem mais sol que o Brasil.Os equipamentos duram em média 15 anos.
Belo Horizonte não tem lei sobre o assunto. Nem precisa. A cidade já é a capital brasileira dos coletores solares. Há equipamentos instalados em mais de três mil edifícios, e é fácil constatar isso quando se vê a cidade do alto.
E também em outras formas de deixar o país mais sustentável tais como :
Novas e velhas  companhias transformam esgoto em água limpa , a água de reúso tem características que atendem a necessidade das indústrias. A Cedae, no Rio, criou o maior projeto de uso industrial de água tratada de esgoto do mundo.
O Brasil é um dos países que mais gastam água ao produzir bens de consumo, mas já existem iniciativas bem sucedidas para economizar.
O país precisa de muita água limpa para produzir. A quantidade não é pequena. No setor siderúrgico, por exemplo, para cada tonelada de aço são necessários 15 mil litros de água.
Uma simples calça jeans consome aproximadamente 11 mil litros de água, do plantio de algodão até a confecção. Um quilo de carne bovina, mais de 17 mil litros de água e um cafezinho leva, até chegar na xícara, 140 litros de água.
Como a água limpa se tornou um produto cada vez mais escasso e caro, a indústria investe em tecnologia e consegue reaproveitar o que antes jogava fora. O resultado vai além da economia.
E é por isso que as expectativas do crescimento do Brasil vai aumentando cada vez mais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário