domingo, 4 de novembro de 2012

Trabalho de Redação 4° bimestre

RESENHA DO FILME UMA VERDADE INCONVENIENTE

Na verdade todo o filme, ou melhor, documentário, trata de ecossistema, aquecimento global e riqueza, todos diretamente ligado à responsabilidade social; apesar de muito chato e cansativo temos convicção de eu tudo e verdadeiro, pois vimos com freqüência nos meios de comunicação existentes todos os exemplos apontados no mesmo: enxurradas, secas, furacões, vulcões, degelos, catástrofes ambientais entre outras, normalmente causados pela ação do homem.

O palestrante e político Gore, por sinal, muito inteligente, tenta captar a atenção dos ouvintes de diferentes maneiras; primeiro mostra imagens fascinantes, porem muitas vezes chocantes, que nos fazem viajar diante de tanta paz devido a pureza da natureza, dando continuidade mostra a poluição e os males causados à vida humana e finaliza mostrando o futuro próximo de incerteza perante a vida terrestre associado ao desinteresse dos políticos com tal situação.

Ele cita que ao longo dos anos foram medidos os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, o que mostra que a emissão de gases poluentes vem aumentando gradativamente dia após dia, lembrando que isso é de responsabilidade de todos nós, seres pensantes que ignoram as conseqüências que vêm pela frente. Conta também a historia de que na infância teve dois professores bem distintos quanto ao compromisso referente a responsabilidade social, o primeiro fazia descaso e ignora os acontecimentos naturais ocorridos no decorrer da historia (achava absurdo ouvir dizer que os continentes se formaram com a separação das terras); já o segundo estudou a fundo sobre dióxido de carbono e se preocupava com nosso planeta, chegando a fazer projeções futuras desse grande problema ambiental. Este explica sobre o efeito estufa e mostra que a camada de ozônio é muito fina, e diante do aquecimento global e os poluente emitidos daqui da terra não esta em funcionamento correto, pois como essa camada está mais densa ou grossa dificulta a passagem dos raios ultravioletas (essenciais a nossas vidas), aquecendo acima do normal e trazendo sérios riscos à vida humana, lembrando que isso é o motivo causador dos degelos, as tempestades, tornados, etc. todo esse desequilíbrio causa falta de alimentos, extinção e muitas doenças, sem falar no principal bem para nossa sobrevivência, a água potável.

Para o palestrante, todos estes impactos ambientais chegam a este estagio, principalmente devido a falta de compromisso e interesse dos governantes. Apesar de já conhecer todos esses problemas, ele realmente ver a verdadeira importância do oxigênio quando seu filho sofre um grave acidente e fica entre a vida e a morte devido a falta de respiração. Após esse acontecimento, começa a fazer uma viagem pra tentar descobrir a razão real dos acontecimentos nos Pólos Norte e Sul, Antártida e até mesmo na Amazônia, acontecimentos estes degradativos, que altera todos os meios viáveis para uma vida sadia, e que fazem os cientistas preverem uma desgraça ainda maior para os próximos anos.

Após estudos, comprova-se que as temperaturas começam a subir em todo o planeta e são elas que ocasionam tempestades cada vez maiores. Diante disso, prevê que nos próximos 50 (cinqüenta) anos poderemos ter mais as eras glaciais, isso se antes a temperatura elevada não matar toda nossa população, sem contar que dificilmente respiraremos ar puro diante da crescente poluição.

Enfim, tudo o que Gore tenta mostrar é a verdadeira situação delicada que vivemos, aliada a importância da responsabilidade social e a sustentabilidade existente por parte da maioria da população, ou empresas e principalmente devido aos crescentes avanços tecnológicos. A final o homem busca enriquecer cada vez mais e esquece da verdadeira riqueza que é a natureza, sem contar os benefícios que esta proporciona, ou seja, não tem dinheiro que pague ou substitua uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário