quinta-feira, 31 de maio de 2012

Geografia - Escudos Cristalinos/1º ano II Alunos: Lucas Tadeu, Giusep Magno, Ewerton Ribeiro, rafael Antonio, Gabriel Jorge, Bruno Oliveira

Escudos Cristalinos Brasileiros
São blocos imensos constituídos de rochas cristalinas do tipo magmático-plutônicas, que foram as primeiras na crosta terrestre, formadas na era pré-cambriana, ou de rochas metamórficas, que são extensões resistentes, estáveis, bastante desgastadas e geralmente associadas à ocorrência de minerais metálicos, originadas de material sedimentar paleozóico.
         Em nosso país (Brasil), esses escudos cristalinos correspondem a 36% da área total e dividem-se em duas grandes porções: Escudo cristalino das Guianas, ao norte da planície Amazônica, e Escudo cristalino Brasileiro, na parte centro-oriental, cuja grande extensão permite classificá-lo em outros escudos e núcleos.                                                                                            
           .           Este fenômeno ocorreu na mesma época em que se formava a oeste do continente a Cordilheira dos Andes, através da ação das forças tectônicas, produzindo os chamados dobramentos modernos. As rochas mais encontradas na região da serra da Mantiqueira são as rochas graníticas, migmatitos e metamórficas e que são indicadores da antiguidade desta formação geológica. As rochas graníticas são a base de sustentação do relevo encontrada nos mais elevados picos e cristas seja de destacadas serras e morros testemunhos mais ou menos isolados. Já as rochas metamórficas são rochas mais antigas que se encontravam acima das rochas graníticas, estas rochas foram desgastadas pela ação do intemperismo deixando aflorar os granitos, que são rochas mais resistentes, fragmentos de rochas metamórficas são encontrados na base das serras. A Serra do Lopo e da Forja fazem parte do complexo da Serra da Mantiqueira sendo sua litológica a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário