domingo, 27 de maio de 2012

TRABALHO PROFª PATRÍCIA: BIOGRAFIA LAZZARO SPALLANZANI

GRUPO: Lucas Farias, Giovanni César, Francisco Lucas, José Lopes, Mayara Rolim, Thaisa Morais e Felipe Costa.

LAZZARO SPALLANZANI
                Lazzaro Spallanzani , italiano (10 de janeiro de 1729 – Pavia , 12 de fevereiro de 1799 ) foi um padre , fisiologista e um estudioso das ciências naturais. Educado num colégio de jesuítas , Lazzaro abandonou os seus estudos em direito para de dedicar a ciência. O seus trabalho centrou-se na universidade de Bolonha para se centrar na investigação da teoria da geração espontânea. Com suas experiências, Spallanzani mostrou que os micróbios movem-se pelo ar e que podem ser eliminados por fervura.
               Seu intuito era derrubar as ideias de John Needham , que através de seus experimentos havia comprovado  que a vida poderia surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, colocado num recipiente vedado e aquecido até a fervura. O problema do experimento de Needham eram os recipientes, que não foram bem vedados, permitindo a entrada de micro-organismos e a contaminação do caldo nutritivo, e uma fervura branda, que possivelmente não haveria matado todos os micro-organismos  que já estavam no caldo nutritivo. Spallanzani mostra que com os recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a fervura mais tempo, a vida não surge espontaneamente.
               Porem Needham retrucou afirmando que com aquela fervura Spallanzani havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da vida. Realmente o experimento acabava com o oxigênio dos frascos. A controvérsia veio a ser esclarecida mais tarde, com as descobertas de Louis Pasteur.
     Alem disso, aprofundou os estudos de Rene-Antoine Reaumur, ao demonstrar que o suco gástrico era um fator decisivo na digestão. Obteve suco gástrico fazendo um animal engolir um tubo atado a um fio para posteriormente o retirar cheio do suco digestivo. Com este suco realizava experiências sobre a digestão no estomago.

Um comentário: