sábado, 12 de maio de 2012

Romantismo

Atividade proposta pelo professor de literatura Carlos Henrique ao 2º ano II, com dois objetivos: Análise de imagens românticas e produção textual.

Componentes do grupo: Bárbara de Alcântara, Davi Azevêdo, Jeovanna Cardoso, Larissa Ramos, Gladyanny Ferreira, Glaycyanny Ferreira, Laura Rayssa, Júlia Cordeiro.


  • Escolher duas imagens românticas e dizer o motivo pelo qual pertencem a essa estética literária. 


         
(Árvore com corvos - Casper David Friederich)


A imagem é romântica, pois pode-se identificar características marcantes do romantismo. Vê-se a presença da natureza causando emoção, verdade. A árvore parece morta, e está contra o crepúsculo. A pintura convida a uma reação melanólica.


                 
(A liberdade guiando o povo - Eugêne Delacroix)

Esta é outra imagem muito famosa do romantismo. A pintura passa uma sensação luta pela liberdade, revolução. É visionária, e tem beleza caracterizada pela mulher que ergue a bandeira.

  • Produzir um poema com qualquer temática romântica estudada em sala de aula.

Angústia

Minha senhora não mais me quer ver.
Não me olha nos olhos, está a se esconder.
Céus! Que raios fiz?!
Nada mais além de a proteger...

Dói-me muito a sua falta e sua ausência me corrói.
Sei que seu corpo ali está, mas sua alma se foi.
Sinto falta de seu cheiro, seus afagos calorosos,
De me aconchegar em seus cabelos, e seus braços saudosos.

Minha senhora não mais sorri,
Recusa-se a sair de seu leito.
Não mais se deita comigo, não mais se apoia em meu peito.
Perdoa-me, suplico! Que raios fiz?

Todas as flores do mundo te dei
Tão variados perfumes...
Mas nenhum se compara ao teu,
Oh! Perdoa estes meus maus costumes.

                                                                      (Júlia Cordeiro)






Nenhum comentário:

Postar um comentário