sexta-feira, 6 de abril de 2012

Matéria: Química - 1 ANO 1


A Matéria


            Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço, isto é, tem volume. Quando você pega esta matéria e necessariamente a limita, é passado a ter um conceito chamado corpo. Corpo é qualquer porção limitada da matéria; por exemplo: uma barra de ferro, um pedaço de vidro, enfim... Algo que limite, que dê uma certa quantidade ao processo. A diferença é: "Madeira", madeira é um conceito aberto, pode ser um tronco, um galho e afins, a lista é grande, mas quando eu falo "um pedaço de madeira" eu estou limitando esta matéria. Objeto é um corpo fabricado ou elaborado para ter aplicações úteis ao homem. Quando você pega um pedaço de madeira e faz uma mesa, você passa a dar uma utilidade prática, isso passa a ser chamado de objeto.
            Propriedades gerais da matéria: propriedades gerais, são aquelas comuns a todo tipo de matérias. Propriedade específica é aquela que toda matéria tem diferente de outra. Por exemplo: umas tem substancias doces, outras azedas; isso são propriedades específicas. Propriedades gerais da matéria: Inércia, a matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. Por exemplo, é necessário que alguém ou algo, toque, pegue ou chute para a bola se mover. Já quando se está num ônibus e ele acelera, e após um tempo, ele freia, o ônibus é parado em função desta força. Massa: é a quantidade de matéria de um corpo. Está ligada ao quanto de moléculas e/ou átomos você tem  numa matéria; quanto maior a quantidade de matéria de um corpo, maior será a sua massa. Peso é a ação de gravidade sobre a massa (fisicamente, é desta forma que é analisado). Extensão: é o espaço ocupado por um corpo e corresponde ao volume do corpo. Está diretamente ligada ao volume ocupado nesse corpo; quanto maior a extensão do corpo, maior o volume ocupado por ele. Impenetrabilidade: duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Compressibilidade: é quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui; elasticidade: a matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. A compressibilidade e a elasticidade são propriedades opostas: uma causa contração (redução de volume) e a outra causa a expansão (aumento de volume). Divisibilidade: qualquer espécie de matéria pode ser dividida em partes cada vez menores até atingir o átomo que, ser for dividido, perde as propriedades da matéria. Porosidade: toda matéria tem espaços entre as "partículas" que a constitui, logo, a matéria é descontínua, existem espaços vazios que você denomina de poros, esse espaços facilitam para que você tenha aquela questão da compressibilidade, por exemplo, você tem uma esponja e uma bacia d'água, a esponja tem poros (espaços vazios), logo se é colocada a esponja na bacia, ela passa a absorver boa parte da água que havia na bacia. Indestrutibilidade: "Na natureza nada se cria nada se perde, tudo é transformado."  A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada, por exemplo, quando se põe fogo na madeira, ela se transforma em cinzas. 
            Propriedades específicas da matéria: são características que permitem a identificação da substância, porque são próprias dela. Propriedades organolépticas: são percebidas pelos nossos órgãos dos sentidos, a cor, o sabor, o brilho e o odor, são alguns exemplos. Propriedades físicas: pontos de fusão;ponto de ebulição; condutibilidade;  solubilidade; dureza; calor específico; densidade. Densidade: densidade (d) d= m/v. Densidade e volume são inversamente proporcionais. Propriedades químicas: são responsáveis pelos tipos de transformação que cada matéria é capaz de sofrer, ou seja, são aquelas que alteram a estrutura da matéria. A matéria é feita basicamente por um conjunto de moléculas, átomos... Substância pura: conjunto de moléculas quimicamente iguais. Classificação das substâncias puras: substâncias puras simples, se caracterizam por átomos do mesmo elemento. Substâncias puras compostas: formado de elementos diferentes. Alotropia: ocorre quando um elemento químico forma duas ou mais substâncias simples diferentes. Mistura: as misturas são formadas por duas ou mais substâncias puras que mantém suas propriedades, logo, essas substâncias são chamadas de componentes da mistura. Classificação das misturas: misturas homogêneas,  toda mistura que é monofásica, que possui uma única fase; por exemplo: Água + Álcool. Misturas heterogêneas, toda mistura que possui múltiplas fases; exemplo: Água + Óleo. Energia: é a capacidade de realizar trabalho, é tudo o que pode modificar a matéria, é também tudo que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações.



Comentários:

Raquel Lima: "Matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço", com essa definição podemos chegar a conclusão que, matéria é tudo aquilo que podemos tocar e que possui propriedades específicas, como possuir um corpo (limite da matéria ou um conjunto de elementos, "matéria", iguais ou diferentes), ter propriedades organolépticas e/ou físicas e/ou químicas, e toda matéria possui energia, a qual tem o princípio no "Big Bang" (Início do universo), sendo que a energia é tudo aquilo que pode gerar deformações, forças (todo tipo de força) ou que pode modificar a matéria. "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."

Heloysa Fernandes: Aprendi que a matéria é qualquer coisa que possui massa, ocupa lugar no espaço físico e está sujeita a inércia. A matéria é aquilo que existe aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal.
O vídeo mostra e explica as propriedades gerais da matéria que são comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. As principais são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.

O vídeo mostra também as propriedades funcionais da matéria que são propriedades observadas somente em determinados grupos de matéria. Esses grupos são chamados funções químicas, e as principais são: ácidos, bases, sais e óxidos que serão estudados oportunamente.

O professor do vídeo também falou sobre as propriedades específicas que permitem identificar uma determinada espécie de matéria. Dentre as propriedades específicas, podemos citar: 
 Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
 Propriedades organolépticas: odor, sabor.
 Propriedades químicas: reações químicas.


Mickaela Luiza: O vídeo fala sobre as propriedades gerais da matéria, as propriedades funcionais da matéria e as propriedades específicas. Matéria é aquilo que ocupa espaço, que possui massa. É sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e em escala menor, os prótons, nêutrons e elétrons). De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. Algumas propriedades gerais da matéria: Extensão, impenetrabilidade, mobilidade e inércia. Algumas propriedades específicas: Porosidade, estrutura, dureza e magnetismo. 


Daniele Leal: Achei bastante interessante o vídeo, pois podemos observar que A matéria nem sempre é visível. O ar é um exemplo disso. Podemos, através de experimentos simples, constatar que o ar ocupa lugar no espaço. Compreenda um deles: Colocando massa de modelar para prender um funil em um frasco de vidro e, ao mesmo tempo, vedar o frasco, impedindo a saída de ar por pequenos orifícios. Assim, o ar só entra ou sai através do funil. Se tentarmos colocar um líquido colorido no frasco (água com groselha, por exemplo), verificaremos que o líquido não consegue entrar, impedido pelo ar contido no frasco.
Podemos também determinar a massa de uma certa quantidade de ar mediante a utilização de balanças. Um litro de ar apresenta massa aproximada de 1,3 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário