Quais são as consequências do aumento do carbono na atmosfera ?Onde se forma novamente a camada de ozônio ?Que gás é responsável pela sua quebra e como é liberado ?
Doralice·
O aumento do CO2 na atmosfera traz como consequência o aumento do efeito de estufa, originando as alterações climáticas. Com o aumento do CO2 atmosférico, também aumenta a absorção dos oceanos tendo como consequência a acidificação dos oceanos, e eventuais efeitos nos ecossistemas marítimos (corais, peixes, etc.). A última parcela é absorvida pelas florestas (biomassa), as quais podem ser utilizadas como sumidoro de carbono (através da fotossíntese).
Onde se forma a camada de ozônio que gás é responsável pela sua quebra e como é liberado.
A camada de ozono forma-se e destrói-se por fenómenos naturais, mantendo um equilíbrio dinâmico, não tendo sempre a mesma espessura. A espessura da camada pode assim alterar-se naturalmente ao longo das estações do ano e até de ano para ano. Mas nem sempre a destruição da camada ocorre por motivos naturais. Sobre a formação, o ozono estratosférico forma-se geralmente quando algum tipo de radiação ou descarga eléctrica separa os dois átomos da molécula de oxigénio (O2), que então se podem recombinar individualmente com outras moléculas de oxigénio para formar ozono (O3). Curiosamente, a radiação ultravioleta também contribui para a formação de ozono.
Ozônio é uma substância química formada por três átomos de oxigênio. O oxigênio, o gás que respiramos, começou a se acumular na atmosfera há aproximadamente 400 milhões de anos. Mas as moléculas de oxigênio, sob a ação constante dos raios ultravioletas (UV) do Sol, quebravam e depois se recombinavam, dando origem ao ozônio.
A camada de ozônio situa-se numa faixa de 25 a 30 km da estratosfera a parte da atmosfera que vai de 12 a 40 km. O oxigênio absorve o excesso de radiação ultravioleta. Foi graças a esta capa protetora que a vida pôde evoluir em nosso planeta. Diminuindo a intesidade da chegada dos UV à superfície, o ozônio evita feridas na pele, câncer e mutações degenerativas. Ele funciona como um agente do sistema imunológico do planeta.
Kyssia
O aumento do gás carbônico traz uma grande consequência para a camada de ozônio .Esse buraco trará várias consequências como o aquecimento global,o derretimento das calotas polares,extinção de espécies e vegetais ,ou ate mesmo nossa extinção .Certos gases ,como o dióxido de carbono criam uma espécie de telhado,como o de uma estufa,sobre a terra – daí o nome do fenômeno,deixando a luz do sol entrar e não deixando o calor sair.
2- O ozônio é produzido constantemente na atmosfera superior assim que o sol passa a brilhar,e desde o ozônio é mais leve que o ar,começa a reduzir-se assim que cai em direção a Terra .Ao cair,combina-se com qualquer agente poluidor que contatar,limpando o ar e é maravilhoso auto limpante da natureza .
Marielly
Aumento da camada de ozônio , logo causando o aquecimento do ar e consequentemente um dos causadores do aquecimento global, mutações no aparelho respitário. Os raios solares quando chegam a terra emitem calor. Sem Co2 forma uma barreira
Forma-se quando as moléculas de O2 se ropem á radiação ultravioleta, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.
Risalva
A consequencia do aumento do carbono , são os raios solares que chegam a terra ,emite calor e esse calor tem que sair para atmosfera . O excesso do gás carbonico forma uma barreira que iimpede esse calor , saia causando um superaquecimento na terra . A camada de ozônio é encontrada na atmosfera , região da atmosfera sintuada entre 16 e 30 quilomentros de altitude a camada é tão rarefeita que , se fosse comprimida á pressão atmosferica , ao nivel do mar , sua expressura não ultrapassa a 3 milimetros . O oxigênio , o gás ue respiramos comerçou a ser acumular na atmosfera há aproximadamente a 400 milhões de anos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário