sexta-feira, 6 de abril de 2012

Prof.: Gondim / Individual / 1° ANO II


A matéria

Nohhanna Lianza :

Matéria é tudo o que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume.Ex.: madeira, ferro, água, areia, ar, ouro e etc. Dentro da definição acima. Propriedades Gerais da Matéria São comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. As principais são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.

Thaynara Leal :

Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço.Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia.
A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedras.

Substância
 – possui uma composição característica, determinada e um conjunto definido de propriedades.Pode ser simples (formada por só um elemento químico)ex:  ouro, mercúrio, ferro, zinco ou composta (formada por vários elementos químicos) ex : água, açúcar (sacarose), sal de cozinha (cloreto de sódio).
Mistura – são duas ou mais substâncias agrupadas, onde a composição é variável e suas propriedades também. Ex: sangue, leite, ar, madeira, granito, água com açúcar.

Analise da matéria e  chamamos  de Corpo. São quantidades limitadas de matéria.  Pode ser : um bloco de gelo, uma barra de ouro.
Transformação da matéria(Pode ser química ou física).
Fenômeno Químico é uma transformação da matéria com alteração da sua composição. Ex: combustão de um gás, da madeira, formação da ferrugem, eletrólise da água.
Fenômenos Físicos - é a transformação da matéria sem alteração da sua composição.Ex: reflexão da luz, solidificação da água, ebulição do álcool etílico.

 A matéria e definida  pelas suas propriedades. gerais e as propriedades específicas.
As propriedades gerais são comuns para todo tipo de matéria. São elas: massa, peso, inércia, elasticidade, compressibilidade, extensão, divisibilidade, impenetrabilidade.
As propriedades específicas são próprias para cada tipo de matéria. Podem ser organolépticas, físicas e químicas.

Juliana Albuquerque :

Matéria: tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.
A matéria nem sempre é visível. O ar é um exemplo disso. Podemos, através de experimentos simples, constatar que o ar ocupa lugar no espaço. Compreenda um deles: 
Colocando massa de modelar para prender um funil em um frasco de vidro e, ao mesmo tempo, vedar o frasco, impedindo a saída de ar por pequenos orifícios. Assim, o ar só entra ou sai através do funil. Se tentarmos colocar um líquido colorido no frasco (água com groselha, por exemplo), verificaremos que o líquido não consegue entrar, impedido pelo ar contido no frasco.
Podemos também determinar a massa de uma certa quantidade de ar mediante a utilização de balanças. Um litro de ar apresenta massa aproximada de 1,3 gramas.


Bárbara Nóbrega :

NÃO FEZ

Luana Maia :

NÃO FEZ

Ricardo Pordeus :

NÃO FEZ

Suzany Gomes :

NÃO FEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário