Energia dos combustíveis -
Gasolina -
A gasolina é um tipo de combustível muito consumido em motores
endotérmicos, derivada do petróleo é transformado em gasolina a partir de
vários processos, dentre eles a destilação que é o mais comum, em sua
composição encontra hidrocarbonetos e uma diversidade de compostos de carbono e
hidrogênio, além de compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos,
todos encontrados em concentrações não muito elevada. Importante
saber que o octano, é um dos hidrocarbonetos que é encontrado em qualquer tipo
de gasolina e tem sua importância por ser uma das principais propriedades do
combustível, considera como o que dá o poder antidetonante.
Álcool -
O álcool é
um líquido incolor produzido a partir de cereais, raízes e frutos. Pode ser
obtido mediante a fermentação destes produtos, atingindo concentrações que
variam entre 5 e 20% (cerveja, vinho, sidra) ou por destilação e/ou adição de
álcool resultante de destilação, o que aumenta a concentração etílica até 40%
(aguardente, licor, gin, whisky, vodka, rum, genebra, vinhos espirituosos).
O nome químico do álcool é etanol, substância com a forma química de CH3 CH2 OH. O álcool pode ser associado a outros elementos químicos, responsáveis pela cor, sabor, odor e outras características da bebida. A sua comercialização e consumo são legais.
O nome químico do álcool é etanol, substância com a forma química de CH3 CH2 OH. O álcool pode ser associado a outros elementos químicos, responsáveis pela cor, sabor, odor e outras características da bebida. A sua comercialização e consumo são legais.
GNV-
Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado
na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como
alternativa à gasolina e
ao álcool.
O GNV diferencia-se do gás liquefeito
de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na
faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos
na faixa do propano e do butano.
O GNV trabalha com uma pressão de 220 bar, enquanto que o GLP o faz a
somente 8 bar. Além de ser mais leve que o GLP, o GNV é armazenado em um
cilindro sem costuras, bifurcações ou soldas, sendo uma peça completa, já o GLP
possui uma costura em volta de seu cilindro. O cilindro para GNV passa por um
processo de tratamento chamado têmperaque consiste em aquecer o material até temperaturas
elevadas e depois submergi-lo em um fluido com substâncias que quimicamente
contribuirão para aumentar a resistência do material.
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