sexta-feira, 6 de abril de 2012

TRABALHO INDIVIDUAL. QUIMICA - HUGO


RAYSSA:
Íons no nosso corpo

Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.

Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macroelementos. Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas consequências de sua falta ou excesso.

Na+: Cátion sódio

Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos.

Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso inadequado de diuréticos, podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da pressão arterial e até convulsões.


NATALIA: 

Os íons são elementos importantes para o funcionamento do nosso organismo. O excesso ou a carência de íons no nosso organismo pode ser prejudicial a nossa saúde .

Os íons em grande quantidade no nosso organismo são chamados de macroelementos.

Na+: Cátion sódio: Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos.

Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais.

O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.

Ca+2: cátion cálcio: Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas.

A deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial.

As cascas de ovos, limpas, secas (em forno ou sol) e reduzidas a pó, são uma excelente fonte de cálcio. Em algumas creches, mingaus e sopas são preparadas com este pó.






VITÓRIA:

 No corpo, os principais eletrólitos são os seguintes:
* sódio (Na+)
* potássio (K+)
* cloreto (Cl-)
* cálcio (Ca2+)
* magnésio (Mg2+)
* bicarbonato (HCO3-)
* fosfato (PO42-)
* sulfato (SO42-) 

           
Os eletrólitos são importantes porque são o que suas células (especialmente nervos, coração, músculos) utilizam para manter as voltagens ao redor das membranas celulares e para carregarem os impulsos elétricos (impulsos dos nervos, contrações musculares) através delas e para outras células. Seus rins trabalham para manter as concentrações de eletrólitos constantes no seu sangue, apesar das alterações do seu corpo. Por exemplo, quando você se exercita muito, perde eletrólitos no suor, particularmente sódio e potássio. Estes eletrólitos devem ser substituídos para manter as concentrações de eletrólitos dos seus fluidos corporais constantes. Várias bebidas esportivas possuem cloreto de sódio ou cloreto de potássio, assim como açúcar e aromatizantes, para fornecer ao seu corpo energia extra e fazer com que a bebida tenha um gosto melhor.
            Outro exemplo onde as bebidas com eletrólitos são importantes é quando as crianças apresentam vômito ou diarréia crônica devido a viroses intestinais. Quando as crianças vomitam ou apresentam diarréia, elas perdem eletrólitos. Estes eletrólitos e fluidos devem ser repostos para prevenir desidratação e convulsão. Por isso bebidas como o Pedialyte, possuem sódio e potássio, como as bebidas esportivas. Entretanto, os pediatras não recomendam administrar bebidas esportivas a uma criança doente. As bebidas esportivas possuem concentrações de açúcar muito mais altas que o Pedialyte e excesso de açúcar não é o tratamento adequado.
            Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde. Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macroelementos. Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas consequências de sua falta ou excesso.
Na+: Cátion sódio
            Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. 
            Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso inadequado de diuréticos, podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da pressão arterial e até convulsões. O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.
Ca+2: cátion cálcio
            Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial. As cascas de ovos, limpas, secas (em forno ou sol) e reduzidas a pó, são uma excelente fonte de cálcio. Em algumas creches, mingaus e sopas são preparadas com  este pó. O excesso de cálcio (hipercalcemia) pode levar à perda da função renal, à formação de cálculos renais e a distúrbios psíquicos. As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos, sardinha e salmão.
Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso
O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo                 utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2. A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração. As hemácias (eritrócitos) são células que fazem parte da série vermelha do sangue, que contém hemoglobina. A hemoglobina possui quatro grupos herme, que podem se ligar a uma molécula de O2  por meio do ferro presente em seu interior. Imagem de microscópio eletrônico ampliada 1320 vezes. 
O íon cloreto
            O íon cloreto é formado quando o elemento cloro recebe um elétron para formar um anion (íon carregado negativamente) Cl-. Os sais do ácido clorídrico HCl contêm íons cloro e são chamados cloretos. Um exemplo é o sal de mesa que contém cloreto de sódio de fórmula
química NaCl.A palavra cloreto pode também indicar um composto químico no qual um ou mais átomos de cloro formam uma ligação covalente. Este significa que os cloretos podem também ser compostos orgânicos e inorgânicos. Seguem dois exemplos de ligações covalentes.-inorgânico: o cloreto de hidrogênio-orgânico: clorometano (CH3Cl) chamado também cloreto de metilaNa indústria do petróleo, os cloretos são traçadores de supervisão do sistema de lamas. O aumento do teor em cloretos no sistema de lamas pode indicar uma perfuração numa formação de água salgada a alta pressão. Este aumento pode indicar uma má qualidade das areias. Outros exemplos de cloro ligado de maneira covalente usado como reagente: o tricloreto de fósforoo pentacloreto de fósforo O dicloreto de enxofre (S2Cl2), utilizado para vulcanizar a borracha. Os três primeiros são utilizado em laboratório


LARISSA:


Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu
excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde. Os íons encontrados
em grande quantidade no nosso organismo são chamados de macroelementos.
Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas
consequências de sua falta ou excesso.

Na+: Cátion sódio
Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação
de impulsos nervosos. Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda
excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso
inadequado de diuréticos, podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da
pressão arterial e até convulsões.

Ca+2: cátion cálcio
Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação,
contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A
deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia
muscular total ou parcial e hipertensão arterial. As cascas de ovos, limpas, secas
(em forno ou sol) e reduzidas a pó, são uma excelente fonte de cálcio. Em algumas
creches, mingaus e sopas são preparadas com este pó.
O excesso de cálcio (hipercalcemia) pode levar à perda da função renal, à formação
de cálculos renais e a distúrbios psíquicos.
As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos,
sardinha e salmão.

Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso
O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso
organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3.
Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder
ser transformada em Fe+2. A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g,
e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é
responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração.

As hemácias (eritrócitos) são células que fazem parte da série vermelha do sangue,
que contém hemoglobina. A hemoglobina possui quatro grupos herme, que podem se
ligar a uma molécula de O2 por meio do ferro presente em seu interior. Imagem de
microscópio eletrônico ampliada 1320 vezes.



RAFAELA:  

NÃO FEZ

MARINA: 

 NÃO FEZ

ISABELLE: 

 NÃO FEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário