sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho Grupo - Prof. Debora - Figuras de Linguagem

Trabalho Grupo - Prof. Debora - Figuras de Linguagem 

Hiperbole

Um beijo fala mais que mil palavras
Um toque é bem mais que poesia
No seu olhar enxergo a sua alma
Sua fala é uma linda melodia
Ninguém sabe explicar o que é o amor
Ninguém vai ser feliz sem ser amado
Meu coração de vez se entregou
Confesso que eu estou apaixonado

Luan Santana – Um Beijo

Antítese

Não existiria som se não
Houvesse o silêncio
Não haveria luz se não
Fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim ...

Lulu Santos - Certas coisas

Pleonasmo

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Legião Urbana - Tempo Perdido

Metáfora

A saudade bateu
Foi que nem maré
Quando vem de repente
De tarde, invade
E transborda esse bem me quer
A saudade é que nem maré...

Que nem maré - Jorge Vecilo


Prosopopeia

 O vento beija meus cabelos
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo
Meu coração canta feliz.

De repente,Califórnia – Lulu Santos








Anomatopeia


Lá em casa tinha um pinto, lá em casa tinha um pinto,
E o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu.
Lá em casa tinha uma galinha, lá em casa tinha uma galinha,
E a galinha có, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu.

E o Pintinho Piu – Artista Desconhecido



Aliteração


Você foi
Agora a coisa mais importante
que já me aconteceu neste momento
Em toda a minha vida
Um paradoxo do pretérito imperfeito
Complexo com a Teoria da Relatividade
Num momento crucial
Um sábio soube saber que o sabiá sabia assobiar
E quem amafagafar os mafagafinhos
Bom amafagafigador será.


Mamonas - Uma Arlina mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário