sexta-feira, 6 de abril de 2012

Química / Hugo - DBO 3 ANO I (Individual)

Daniel de Lima :   
            Demanda bioquímica de oxigênio ou demanda biológica de oxigênio (DBO) ou carência bioquímica de oxigênio (CBO)  corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica por processos biológicos, sendo expresso em mg/l.
            Em Portugal é usualmente designada como CBO ou, mais precisamente, CBO520, e corresponde ao oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica, a uma temperatura média de 20°C durante 5 dias. No Brasil, utiliza-se a notação DBO5,20. A carga de DBO5,20, expressa em kg/dia é um parâmetro fundamental no projeto de estações de tratamento biológico.
            A DBO (ou CBO),é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água. É um parâmetro importante no dimensionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) ou Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Há dois métodos normalmente aplicados para medir a DBO, descritos a seguir.
           
 Iago Gurgel : A demanda bioquímica de oxigênio corresponde a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbica.
O valor da demanda bioquímica de oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com esses valores é possível calcular qual a necessidade de oxigenação para degradar essa matéria orgânica nas estações de tratamento de esgotos

 Leonardo Quixaba : DBO- demanda bioquimica de oxigênio
DBO(demanda quimica de oxigênio), corresponde a quantidade nescessárria de (O2) para oxidação as matéria orgânica.
O processo ocorre da seguinte forma,inicialmente os micro organismos utilizam oxigênio dissolvido(OD) para transforma carbono em CO2, e depois e depois transformar os compostos nitrogênados em nitratos (no³-) e nitritos (NO²).

Lucas Cavalcante Demanda bioquímica de oxigênio ou demanda biológica de oxigênio (DBO) ou carência bioquímica de oxigênio (CBO)  corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica por processos biológicos, sendo expresso em mg/l.
     O processo ocorre da seguinte forma,inicialmente os micro organismos utilizam oxigênio dissolvido(OD) para transforma carbono em CO2, e depois e depois transformar os compostos nitrogênados em nitratos (no³-) e nitritos (NO²).

Luciano da Cruz : Demanda Bioquímica de Oxigênio ou DBO corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer à oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Essa unidade de medida avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em miligramas (MG), equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica. O processo ocorre da seguinte forma: inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2 e depois para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-).

Mateus Teixeira : A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. É a quantidade de oxigênio utilizada na oxidação bioquímica da matéria orgânica, num determinado período de tempo, é expressa geralmente em miligramas de oxigênio por litro
DBO é importante para verificar-se a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. Valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com estes valores é possível calcular qual a necessidade de aeração(oxigenação) para degradar esta matéria orgânica nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).

Paulo Vinicios :    A função principal do nosso sistema de tratamento é receber o efluente e submete-lo a um processo biológico, tendo como objetivo minimizar a sua quantidade de D.B.O existente. Mas o que é DBO?
DBO. significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. O método de tratamento com reator UASB + filtro biológico promove uma diminuição de até 90% do nível de DBO. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário