segunda-feira, 2 de abril de 2012

(2ºPostagem de Matemática-Carlos).Mostrar exercícios(problemas) sobre função exponencial

Grupo:Jean Correia de Moura,Amanda Venâncio, Iasmin Layane da Costa Silva, ,Maria Clara Albuquerque de Lima, Rayanne Kelly de Souza, Thaissa Caroline Honorato Siqueira. (1ºano II MANHÃ).



                                                                                          
                          Exercícios sobre função exponencial:

1 –Dado o número real a e sendo n um número natural maior ou igual a 2, poderemos definir: 
a n = a.a.a.a. ... . a
, onde o termo a repete-se n vezes. O termo a é denominado, historicamente, como base  e n , expoente.
Assim, a2 = a.a , a3 = a.a.a,  a4 = a.a.a.a , ... , e assim sucessivamente.
Exemplos:
23 = 2.2.2 = 8
(-5)3 = (-5).(-5).(-5) = (+25).(-5) = -125
0100 = 0.0.0. ... 0 = 0
(√2).(√2) = √4 = 2
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2 – As seguintes propriedades são facilmente demonstráveis usando a definição do item (1) acima, para a, b, reais e m, n inteiros positivos. (Em a realidade, as propriedades seguintes são válidas para m ,  n quaisquer (reais ou complexos), o que adiantamos para vocês, aqui,  apenas por uma conveniência didática) :

P1) am . an = am+n
P2) am / an = am-n
P3) (a.b)n = an .bn
P4) (a m)n = am.n
P5) (a/b)n = an /bn , para b ≠ 0.

Exemplos:
a)23.25 = 23+5 = 28 = 2.2.2.2.2.2.2.2.2 = 64
b) 27/23 = (27-3) = 24 = 2.2.2.2 = 16
c) (2.5)3 = 23.53 = 2.2.2.5.5.5 = 8.125 = 1000
d) (100/20)3 = 1003/203 = 53 = 5.5.5 = 125


Nota: Partindo-se da premissa (argumento) de que se A = B então B = A, é bastante conveniente “enxergar” as propriedades P1, P2, P3, P4 e P5 acima, também no sentido da direita para a esquerda, ou seja:

P’1) am+n = am . an
P’2) am-n = am / an
P’3) an .bn = (a.b)n
P’4) am.n = (a m)n
P’5) an /bn = (a/b)n , para b ≠ 0.

Por exemplo, às vezes é mais prático (para a resolução de problemas) concluir que (10002 /502) = (1000/50)2 =202 = 20.20 = 400, do que o contrário.
3Expoente negativo: ampliando o conceito

Todas as definições acima, consideraram os expoentes sendo números inteiros positivos ou nulo. E se o expoente for negativo? Bem, neste caso, partindo-se do princípio de que a0 = 1  poderemos imaginar a seguinte operação: a0 / an .

Ora, pela propriedade P5 acima, poderemos escrever:
(a0 / a n) = a0-n = a-n
E como a0 = 1, vem finalmente: 1/an = a-n

Assim, lembrando que se A=B então B=A, poderemos concluir:

a-n = 1 / an
Nota: claro que o número a tem que ser diferente de zero. Lembre-se que não há divisão por zero na Matemática! Experimente dividir uma maçã para zero pessoas! Claro que não haverá nenhuma forma de fazê-lo!

4   Expoente fracionário: ampliando o conceito um pouco mais

Seja a potencia  ax/y onde a é um número real  e  x e y números inteiros.
Fazendo ax/y = F, teremos elevando ambos os membros ao expoente y fica:
(ax/y) y = F y , de onde deduz-se imediatamente que ax = Fy .
Ora, sabemos que se A n = B, então  A = n√B. Logo, poderemos escrever que F = y√ax e, como a x/y = F, concluímos finalmente que:

a x/y = y√ax
Exemplos:
161/2 = √16 = 4
82/3 = 3√82 = 3√64 = 4, etc

5A função exponencial
Seja  0 < a ≠ 1, ou seja: a  é um número positivo e diferente de 1.
Define-se a função exponencial simples em R (conjunto dos números reais) como sendo a função f: R ® R ; y = f(x) = ax .
Exemplos: y = 2x , y = (1/3)x , y = (√2)x , etc

Nota: a exigência de que 0 < a ≠ 1 , decorre do fato de que se a = 1, teríamos y = 1x = 1 (trata-se neste caso da função constante
y = 1, que obviamente não é uma função exponencial); se a = 0, teríamos y = 0x = 0, para x>0 ; se a < 0, por exemplo a = -2, teríamos y = (-2)x , que não seria definida para todo x Î R (conjunto dos números reais) pois por exemplo, para x = ½ ficaria
y = √(-2) que não é um número real. Então, para que y = ax seja uma função exponencial é obrigatório que a base a seja positiva e diferente de 1.

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