quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trabalho de Inglês - Jackeline Almeida ( Grupo de Inglês - José Alves, Júlia Cordeiro, Charles Souza, Humberto Alencar, Zeus Justino e Caio Enrique. )


       O quê o filme  “ Escritores da Liberdade” tem a nos ensinar?

José Alves -  O filme “ Escritores da Liberdade ” , revela a realidade de uma turma extremamente violenta e problemática   e as tentativas da jovem professora Erin , de ajudá-los.  A partir de uma idéia brilhante dessa professora, podemos conhecer um pouco mais da vida e das experiências daqueles jovens, por meio de diários. Logo o que muitos pensavam ser uma sala de estranhos e pessoas completamente opostas, se torna uma sala de semelhantes, pois cada um deles, de uma forma ou de outra, entende e conhece de perto o sofrimento do outro. Aprendi que não importa o tamanho da dificuldade, elas são sim superáveis. Que a verdade é sempre a melhor resposta e que no fim das contas, somos todos iguais.
Júlia Cordeiro – Esse filme é fantástico, sem dúvida um dos melhores que já vi, o mesmo trata de questões atuais e importantes, como a violência entre os jovens, o uso de drogas, as falhas no sistema de ensino e outras. Ele nos mostra o cotidiano da professora Erin, uma verdadeira mãe para aqueles que tiveram a sorte de tê-la como professora, ela não se importa somente com o conteúdo das aulas, ela se preocupa com os alunos e com suas vidas. “Escritores da Liberdade “ é baseado em fatos reais e isso deixa claro que o quê a Erin fez é sim possível, basta esforço e empenho.  Em minha opinião, a mensagem mais importante do filme é a de igualdade, o fato de uma pessoa ser diferente fisicamente de você, não quer dizer que ela seja realmente tão diferente assim.

Charles Souza -  O filme “ Escritores da Liberdade “ é baseado em fatos reais e foi isso que me chamou mais atenção, quando vemos um filme desse tipo, pensamos logo que isso tudo só acontece em filme, mas não é verdade. As mudanças implantadas pela novata professora Erin, são sim possíveis, alunos como os do filme, considerados “perdidos”, podem sim ser recuperados. Deveriam existir mais professores como a Erin, que percebe que muito mais importante que ensinar o conteúdo, é dar apoio aos seus alunos, por que como prestar atenção na aula, se você está passando fome ou está desabrigado?  Eu aprendi assistindo esse filme, que a violência nunca deve ser praticada e que sempre devemos falar a verdade, mesmo que isso seja difícil.

Humberto Alencar – Escritores da Liberdade “ é um filme muito bom, ele nos dá importantes lições de vida e mostra que onde muitos vêem um bandido ou um marginal, existe na verdade uma pessoa boa, mas que por condições adversas acabou se envolvendo com o mundo do crime. A violência entre gangues é muito marcante no filme, onde por simples diferenças físicas , as pessoas se tornam inimigas. Mas logo fica claro que ali, todos são parecidos e que muito mais forte que o ódio é o amor. A professora Erin ( Hilary Swank ), se envolve bastante com os dramas dos alunos e mesmo sendo rejeitada no inicio, acaba se tornando  uma grande amiga.

Zeus Justino -  Ao assistir  “ Escritores da Liberdade “ eu aprendi que todos  podemos sofrer imensas mudanças para melhor, basta estarmos interessados. Em uma realidade extremamente problemática e conflituosa, a professora Erin se destaca por lutar pelos ideais em que ela acredita, por não se submeter a ordens de superiores que não acreditam que mudanças são possíveis. O filme mostra o cotidiano de alunos menos favorecidos e os seus dramas, assim como o pré-conceito e a violência sofrida por eles. A mensagem que fica clara no filme é que mudanças radicais, são sim possíveis e que a violência nunca é a solução.

Caio Enrique – Drogas, violência, pré-conceito, criminalidade, holocausto, esses são apenas alguns, dos  muitos temas tratados no filme “ Escritores da Liberdade “, filme incrível e que deve ser assistido por todos. A  novata professora Erin ao se deparar com uma classe completamente problemática,  decide fazer algo por aqueles alunos, não levando em consideração os conselhos dos próprios colegas de profissão, que acham que isso é perda de tempo e que logo os alunos irão “sumir”. Sua missão não é nada fácil, mas com o empenho necessário ela consegue, por meio de diários e livros ( comprados com o seu próprio dinheiro ) , despertar o interesse dos alunos. Mostrando que tudo é possível e que muitos dos que são considerados “ sem futuro” , possuem um enorme potencial, precisam apenas de uma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário