quinta-feira, 5 de abril de 2012

Trabalho do Quimica - Professor Henrique / Grupo : Thayná Maria, Ivan Ribeiro,Lívia Barbosa, Diago Correa, Rose Vieira, Paola Lacerda,Bruna Eduarda e Felipe Marques 2 ANO I

                            Álcoois

Alcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados. 

A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila: 

- Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH
2OH. 

- Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH. 

- Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH. 

Os álcoois primários e saturados de cadeia normal com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois de até três carbonos possuem cheiro agradável e à medida que a cadeia carbônica aumenta, esses líquidos vão se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam sólidos inodoros, semelhantes à parafina. 

Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos. 

Principais álcoois: 

Metanol (álcool metílico): fórmula H
3C ─ OH, é produzido em escala industrial a partir de carvão e água, é usado como solventes em muitas reações e como matéria-prima em polímeros. 

Glicerol
: líquido xaroposo, incolor e adocicado, é obtido através de uma saponificação (reação que origina sabão) dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo). 

Etanol (álcool etílico): é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis. 

Os álcoois são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional hidroxila (-OH) ligado a um ou mais carbonos saturados.

A nomenclatura dos álcoois é realizada trocando-se o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo ol. Os álcoois podem ser classificados em primários, secundários ou terciários, dependendo de onde a hidroxila estiver ligada.

Os álcoois primários com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois menores com até três carbonos possuem cheiro agradável, à medida que a cadeia carbônica aumenta, o estado líquido se torna viscoso, e compostos com mais de onze carbonos são sólidos inodoros semelhantes à parafina.

A presença da hidroxila confere aos álcoois uma alta reatividade. Algumas propriedades químicas dos álcoois, como o caráter ácido, permitem a reação com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.

Veja a lista dos principais álcoois:

Glicerol: é um álcool na forma de líquido xaroposo, incolor e adocicado, é preparado através de uma saponificação dos ésteres que constituem óleos e gorduras, esta reação é a mesma que acontece para produzir sabão. Este álcool é aplicado na fabricação de tintas, 
cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo).

Metanol: também conhecido como álcool metílico, possui fórmula H3C ─ OH, é obtido em escala industrial a partir de carvão e água, é 
empregado como solventes em muitas reações e como matéria-prima em polímeros.

Etanol (ou álcool etílico): é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário