quinta-feira, 5 de abril de 2012

Trabalho individual-Literatura-2 ano I



        
Grupo: Flávio, Pedro, Marcelo, Gerson.



Tempo Perdido

Legião Urbana



Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...
Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...
Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...
Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...
Tão Jovens! Tão Jovens!...

Pedro Nogueira 

"Todos os dias quando acordo / Não tenho mais o tempo que passou / Mas tenho muito tempo / Temos todo o tempo do mundo…"         Logo no início da música o poeta coloca em pauta o assunto principal de sua poesia: “o tempo”. Nestas primeiras palavras ele destaca o passagem incondicional e inexorável do tempo, e sua representação em nossas vidas.          Perdemos muitos tempo, mas vivemos como se tivéssemos muito tempo ainda por viver, isto está destacado no último verso, com tom de ironia do escritor, pois achamos e sentimos que temos todo tempo do mundo, indiferentes a morte.         Acredito também que fala um pouco sobre a angustia de estar sempre com a sensação de sentir atrasado, em relação á sua própria vida , a maioria das musicas me lembram bastante a juventude, o lado confuso e contraditório nessa época, o medo de perder tempo, a sensação de qualquer escolha faz com que nós perdemos tempo.Quando a angustia vai embora, e paramos para pensar, vemos que ainda temos tempo.Tipo, a musica contem também partes de saudades, saudades dos tempos que se foram,que sempre achamos que temos muito tempo,e deixamos as coisas pro amanhã.



 Flávio roberto

         Na letra Renato Russo fala do tempo perdido dos jovens que desperdiçam a própria juventude com a ideia de que se tem muito tempo pela frente. Fala também no trecho ''Todos os dias / Antes de dormir/ Lembro e esqueço/Como foi o dia/ Sempre em frente/ Não temos tempo a perder…"  sobre a aceleração da vida . De que se deve aproveitar cada minuto da vida ,mas lógico que perderemos tempo ,mas não devemos ficar lamentando com o que desperdiçamos e sim seguir em frente.acho que todos nós já desperdiçamos oportunidades e reparamos que ao ficar nos lamentando, ao invés de continuar estamos perdendo mais tempo ainda.
todo mundo se identifica com isso , pois todo mundo já passou por isso
           Mais isto é minha opinião. É uma letra difícil de se interpretar pois ela não tem uma unica interpretação tem trechos q falam sobre a saudade de sua juventude e da vontade de se voltar pois tem coisas que não foram feitas. Pode 
Renato Russo até está falando de sua doença a Aids, que naquela época a ciência não trazia muita esperança para os portadores.

    
 Marcelo:


Se deve aproveitar cada minuto da vida ,mas lógico que perderemoos tempo ,mas nao devemos ficar lamentando com o que desperdiçamos e sim seguir em frente. Acho que todos nós já desperdiçamos oportunidades e nao reparamos que ao ficar nos lamentando ao invés de continuar estamos perdendo mais tempo ainda .
acredito que a maioria já passou por isso. pode se perceber isso na musica nesses trechos:
"Todos os diasAntes de dormirLembro e esqueçoComo foi o diaSempre em frenteNão temos tempo a perder"


 Gerson: 


Na letra fala sobre o pensamento de que perdemos tempo demais para resolver problemas


Nosso suor sagradoÉ bem mais beloQue esse sangue amargoE tão sérioE Selvagem! Selvagem!Selvagem!..

''Nosso suor sagrado'' ele quer dizer o trabalho da pessoa que ralam de verdade é bem mais belo

''Que esse sangue amargo'': fala das pessoas que nascem ricas que nunca batalharam na vida''E tão sério é serio e selvagemE Selvagem! Selvagem!  

Selvagem!..'' :   quando alguém trabalha todo o dia da família por um salario minimo enquanto outros desperdiçam dinheiro fácil.


Um comentário: