segunda-feira, 2 de abril de 2012

Disciplina: Fisica- Professor: Denon- 1 ano do Ensino Médio- Turma: I

Tema: I: Analise Dimensional


André Gustavo: A Análise Dimensional tem sua grande utilidade na previsão, verificação e resolução de equações que relacionam as grandezas físicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Este procedimento auxilia a minimizar a necessidade de memorização das equações. Em análise dimensional tratamos as dimensões como grandezas algébricas, isto é, apenas adicionamos ou subtraimos grandezas nas equações quando elas possuem a mesma dimensão. A Análise Dimensional é a área da física que se interessa pelas unidades de medida das grandezas físicas. Notavelmente, o fato de todas as unidades serem arbitrárias faz com que todas as equações sejam homogêneas: Uma coisa que se mede em metro por minuto não tem como ser igual a algo medido em quilograma por metro.

Daniel Tobias: (Ainda não fez).



Tema II: Sistema Internacional das unidades.


Marcos Antônio: O Sistema Internacional De Unidades SI é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de media concebido em torno de 7 unidades básicas.

Grandeza
Nome
Símbolo
Comprimento
metro
m
Massa
Quilograma
kg
Tempo
segundo
s
Intensidade de corrente elétrica
ampère
A
Temperatura termodinâmica
kelvin
K
Quantidade de substância
mol
mol
Intensidade luminosa
candela
cd
O SI é um conjunto de definições, ou sistema de unidades, que tem como objetivo uniformizar as medições. O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades - SI em 1962. A Resolução nº 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial -CONMETRO,ratificou a adoção do SI no País e tornou seu uso obrigatório em todo o território nacional.

Unidade de comprimento- O metro é a extensão do trajeto percorrido pela luz.
Unidade de massa- O quilograma é a massa do protótipo internacional do quilograma depositado em Sévres, França.

Unidade de tempo- O segundo é a duração
Unidade de intensidade de corrente elétrica- O ampère é a intensidade de uma corrente elétrica constante que mantida em dois condutores retilíneos e paralelos, de extensão infinita, de secção circular negligenciável.

Unidade de temperatura termodinâmica- O Kelvin é a fração 1/273,16 do ponto tríplice da água.
Unidade de quantidade de substancia- O mol ela contém tantas entidades elementares como átomo.

Unidade de intensidade luminosa- A candela é a intensidade da luz em uma dada direção, de uma fonte que emite uma radiação.


Tema III: O sistema de posicionamento GPS e a física

Matheus Marques: O sistema de posicionamento global :GPS (iniciais das palavras Global Positioning System) é um sistema de posicionamento por satélites, desenvolvido pelo Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos da América. Por meio desse sistema uma pessoa pode determinar a posição em que se encontra na superfície terrestre, no mar ou em órbito. O sistema espacial é constituído de 24 satélites, em transmissão, sendo monitorados por estações terrestres. Os satélites estão distribuídos em 6 órbitas circulares, cada uma com 4 satélites. Cada satélite completa duas voltas em torno da terra em um dia, a uma altitude de 20.200 Km.Cada satélite envia ao receptor mensagens digitais informando sua posição e o instante em que o sinal é emitido. O receptor possui um relógio sincronizado com o relógio atômico do satélite, o que permite determinar o intervalo de tempo entre a emissão e a recepção do sinal. Multiplicando-se esse intervalo de tempo pela velocidade do sinal (aproximadamente 300.000 km/s), tem-se a distância entre o receptor e cada satélite.Conhecendo-se pelo menos as distâncias a três satélites é possível determinar a posição do receptor, por meio de um processo denominado triangulação. Automaticamente o receptor fornece as coordenadas (latitude e longitude) deste ponto.Sabendo-se as coordenadas de outro ponto pode-se, por meio de um receptor GPS, traçar a rota que vai de um ponto a outro. Daí a utilização do receptor GPS por veículos que transitam por ruas de cidades desconhecidas. O GPS tem aplicações na navegação marítima, na aviação e na cartografia.Na agricultura, por meio de mapeamento, o GPS permite aumentar a produtividade de áreas cultivadas. Localiza incêndios e o deslocamento de queimadas. Os receptores GPS são utilizados nas práticas esportivas por ciclistas, balonistas, alpinistas, etc.


Vitor Farias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário