segunda-feira, 2 de abril de 2012

Evolução dos Modelos Atômicos (Dalton a Bohr) - Profº Hugo / Quimª I

Grupo: Hugo Keyserling, Breno Leal, Pablo Lopes, Wesley Gabriel, Higor Fernandes e Bruno Gonçalves.

A Evolução dos Modelos Atômicos (Dalton a Bohr)

Introdução:

Por volta de 2.450 de anos atrás ( 450 anos a. C. ), o Homem já começava a tentar explicar a constituição da matéria. Essa tentativa era realizada pelos filósofos da Antigüidade, que usavam apenas o pensamento filosófico para fundamentar seus modelos e não utilizavam métodos experimentais para tentar explicá-los.

A evolução dos modelos atômicos se deu por alguns postulados ( filósofos da Antigüidade ), que vigoravam até um certo tempo, pois eram "quebrados" ( substituídos ) por modelos baseados em métodos experimentais, que eram mais aceitos, e ainda, estes também eram substituídos por outros modelos mais aceitos. Em outras palavras e generalizando, toda teoria tem o seu período de desenvolvimento gradativo, após o qual poderá sofrer rápido declínio. Quase todo avanço da ciência surge de uma crise da velha teoria, através de um esforço para encontrar uma saída das dificuldades criadas.

Hoje, o modelo atômico que "está em vigor" é o Modelo da Mecânica Quântica ou da Mecânica Ondulatória (Modelo Orbital), o qual será visto adiante.


De Dalton ( 1.808 ) a Bohr ( 1913 )

O modelo atômico de Dalton, ou seja, a idéia de que o átomo é uma esfera maciça e indivisível vigorou até o final do século 19, quase praticamente durante todo o século 19. Somente em 1.897, apareceu o modelo atômico de Thomson, que provou que o átomo era dividido em partículas ainda menores, invalidando o modelo de Dalton.

O físico inglês J. J. Thomson demonstrou que os raios catódicos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas. Utilizando-se de uma Ampola de Crookes ( onde há descargas elétricas em campos elétricos e magnéticos ), Thomson conseguiu relacionar a carga com a massa do elétron e determinou o valor dessa relação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário