quinta-feira, 5 de abril de 2012

Matemática / Carlos V. - Numeros Complexos


Resumo histórico dos números complexos

Mayara Baranowski:

O conceito de número complexo teve um desenvolvimento gradual. Começaram a ser utilizados formalmente no século XVI em fórmulas de resolução de equações de terceiro e quarto graus.

Os primeiros que conseguiram dar soluções a equações cúbicas
foram Scipione del Ferro e Tartaglia. Este último, depois de ter sido alvo de muita insistência, passou os resultados que tinha obtido a Girolamo Cardano, que prometeu não divulgá-los. Cardano, depois de conferir a exatidão das resoluções de Tartaglia, não honrou sua promessa e publicou os resultados, mencionando o autor, em sua obra Ars Magna  1545, iniciando uma enorme inimizade.

Gilson Melo:

No século XVI , os matemáticos Cardano e Bombelli, entre outros, realizaram alguns progressos no estudo das raízes quadradas de números negativos. Dois séculos depois, estes estudos foram ampliados por Wesses, Argand e Gauss. Estes matemáticos são considerados os criadores da teoria dos números complexos. A teoria dos Números Complexos, tem ampla aplicação nos estudos mais avançados de Eletricidade.
O conjunto dos números complexos é o conjunto que possui maior cardinalidade, afinal ele contém todos os outros conjuntos. É necessário, pois, compreender os processos das operações (aritméticas, trigonométricas, algébricas) envolvendo elementos desse conjunto, assim como a representação geométrica dos números complexos.


Brenda Brunnett:

O surgimento dos números complexos possibilitou obter soluções para casos em que é necessário descobrir novos conjuntos numéricos, onde o quadrado de um número negativo tem como resultado um número negativo. E todo número complexo está composto de duas partes: uma parte real e uma parte imaginária. Dessa forma, Número complexo é definido como sendo todo número que pode ser escrito na forma:

z = a + b i,

onde a e b são números reais e i é a unidade imaginária. O número real a é a parte real do número complexo z e o número real b é a parte imaginária do número complexo z.
.
Por exemplo: a raiz quadrada de - 1 não existe, aí entram os números complexos. é só você fazer i² = -1, os números complexos estão na forma z = a + bi (i é chamado de unidade imaginária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário