terça-feira, 3 de abril de 2012

Quimica - Henrique


ALCINOS


          1- Nomenclatura e exemplos
  Nomenclatura oficial IUPAC: 
  prefixo + ino + posição da tripla ligação 



Alguns exemplos importantes:
Descrição: alcinos


          2- A ligação tripla
          A ligação tripla constitui a característica principal dos alcinos, e os carbonos ligados dessa forma possuem hibridação sp, que lhes confere uma geometria linear. A ligação tripla é formada por uma ligação sigma e duas ligações pi ortogonais, assumindo a forma de um tubo. A sua energia total é de 123 kcal. Mais forte, portanto, que a ligação dupla (100 kcal) e a ligação simples (83 kcal). Por estarem mais fortemente unidos, a distância da ligação entre os núcleos dos átomos de carbono é menor. A inexistência de isômeros geométricos do acetileno (HC Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/tripla.gif CH) serve para confirmar a estrutura da ligação tripla.


          3- Propriedades físicas
          Os alcinos são compostos de baixa polaridade e apresentam essencialmente as mesmas propriedades físicas dos alcanos e dos alcenos: são insolúveis em água e solúveis em solventes apolares, são menos densos que a água e os pontos de ebulição escalonam-se igualmente segundo o número de carbonos na cadeia e dependem da maior ou menor ramificação que nela exista.


          4- Métodos de obtenção
          Não são muito importantes as reações que produzem alcinos, porém, vale a pena destacar a desalogenação de dihaletos vicinais.


          5- Propriedades químicas
          O carbono, quando em tripla ligação, comporta-se como se fosse um elemento mais eletronegativo do que o carbono que participa apenas de ligações ou duplas. Assim, o hidrogênio ligado ao carbono da tripla ligação adquire um apreciável caráter ácido. Assim, a presença ou não do hidrogênio no carbono da tripla ligação faz com que os alcinos tenham propriedades químicas diferentes. Os alcinos que possuem o hidrogênio terminal são chamados alcinos verdadeiros, e os que não o possuem são chamados alcinos falsos. Veja um exemplo que deixa clara essa diferença:
(alcino verdadeiro)     H3C - C Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/tripla.gif C - H + Na  Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/seta.gif  H3C - C Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/tripla.gif C - Na + 1/2 H2
         (alcino falso)     H3C - C Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/tripla.gif C - CH3 + Na  Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/seta.gif  não reage
          Os alcinos sofrem típicas reações de adição eletrofílica, assim como os alcenos, e pela mesma razão: a reatividade dos elétrons pi. O alcino de maior importância industrial é precisamente o membro mais simples da família - o acetileno (etino), preparado pela ação da água sobre o carbeto de cálcio (CaC2):
H2O + CaC2  Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/seta.gif  HC Descrição: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/tripla.gif CH + CaO
          É enorme o consumo anual de acetileno. Dissolvido, sob pressão, em acetona, vende-se em garrafas de aço para utilização na soldadura oxiacetilênica. O acetileno é material de partida de várias sínteses industriais de importantes compostos orgânicos.
          OBS: O carbeto de cálcio (conhecido também como carbureto) pode ser obtido pela reação entre o óxido de cálcio (CaO) e o carvão coque, realizada a temperaturas próximas à 2000o C em fornos elétricos.

Aluno: Alan Bruno 2ºII

Nenhum comentário:

Postar um comentário