terça-feira, 3 de abril de 2012

Quimica - Hugo Grupo



Trabalho em Grupo – As dietas e calorias

Alunos: Adrianny Brígida, Alan Bruno, Ana Larissa, Gabriel Lopoes, Lucas Galvão, Matheus Farias e Yanka Medeiros


As Calorias


  Representada pelo símbolo “cal” é uma unidade de medida de energia. Historicamente, a definição de caloria era a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 grama de água , sendo assim o calor específico da água é, por definição, igual a 1.
   Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura, por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida de 14,5 ºC para 15,5 ºC.
   Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, e o grande desenvolvimento da eletricidade e da eletrônica, viu-se a necessidade da redefinição do joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria, mesmo assim  o Bureau Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:


1 cal = 4,184 J


   Vale lembrar que quando nos referimos às calorias, estamos apenas falando do valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 quilograma, também equivalente a 1 litro de água.
   E neste caso o correto seria utilizar kcal ou também a quilocaloria, porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias, na verdade tal estará se referindo a  2.500 quilocalorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário