sexta-feira, 6 de abril de 2012

Química/Gondim - Matéria e Transformações da Matéria ( INDIVIDUAL) 3º ANO I



Matéria e Transformações da Matéria

NF

*Aline de Morais Vitório



     Existem dois tipos de transformações da matéria, a transformação química e a física. Na transformação química é o modo em que a substância muda, ou seja, se transforma em outra substancia com propriedades diferentes, já na transformação física a substância permanece com sua identidade.

     Um exemplo de transformação química é a combustão, onde se pegarmos um pedaço e papel e elevarmos a sua temperatura vai reagir com oxigênio e se transformar em CO2 e água. Já na transformação física um exemplo é a mudança no estado de agregação, quando uma substância passa do estado sólido, pro liquido, do liquido para o gasoso, onde as substâncias não mudam e sim, como as moléculas interagem entre si.

Emanuel Lucas da Silva Pereira



a vídeo aula fala sobre matéria e propriedade da matéria. Essa vídeo aula é muito interessante, pois mostra detalhadamente as propriedades gerais da matéria. As propriedades da matérias são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade. Fala que Todos os corpos possuem massa. Fala também da extensão que todos os corpos ocupam lugar no espaço. Também fala da impenetrabilidade que dois corpos não ocupam, ao mesmo tempo, um mesmo lugar no espaço.

Sobre a divisibilidade o vídeo fala que os corpos podem ser divididos em partes cada vez menores. Sobre a compressibilidade o mostra que os corpos possuem a propriedade de poder diminuir de tamanho, sob a ação de forças externas. E sobre a elasticidade o vídeo fala que os corpos possuem a propriedade de voltar à forma e volume originais, cessada a causa que os deformou. O vídeo também diz que a compressibilidade e a elasticidade são opostas, pois uma causa a redução do volume e a outra causa o aumento do volume.

Gilberto Cristiano da Silva Júnior



Na natureza ocorrem várias transformações químicas: apodrecimento de frutos, deteriorização de alimentos, enferrujamento do ferro, fermentação alcoólica, formação de coalhada, respiração dos seres vivos, fotossíntese, oxidação da prata, produção de tecido a partir do algodão, produção de pão (farinha, fermento, água, sal e açúcar, durante a fermentação ocorre liberação de gás carbônico, por isso o pão "cresce"), produção do vidro a partir da areia, extração de corantes, produção do vinho a partir da fermentação da uva, produção de sabão.

Na produção de sabão usa-se óleos ou gorduras (animal ou vegetal), e soda cáustica (NaOH), neste caso teremos os sabões duros; se substituirmos a soda cáustica por hidróxido de potássio (KOH) teremos os sabões moles.

Existem transformações químicas que ocorrem rapidamente e outras lentamente. A velocidade de uma transformação depende de vários fatores, como a temperatura, pressão e superfície de contato entre as substâncias.

Pode-se perceber que ocorreu uma transformação química, através de: mudança de cor ou variação da temperatura ou formação de um precipitado etc.

As transformações químicas  são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas. Na transformação química as substâncias são destruídas e novas substâncias são formadas. Por exemplo: o ferro exposto à chuva causa uma transformação química, porque o ferro reage quimicamente com o oxigênio e a água da atmosfera e aparece a ferrugem. Esta ferrugem é uma substância nova que é o óxido de ferro III (óxido férrico).

 Assim sendo, chamam-se reagentes as substâncias iniciais, neste exemplo, são reagentes o ferro e o oxigênio. E são chamadas de produtos, as novas substâncias formadas, neste caso o produto da reação é o óxido férrico.

Huan Jardson Gondim de Oliveira

Qualquer transformação sofrida pela matéria é considerada um fenômeno. Esses fenômenos podem ser classificados em físicos e químicos.  Fenômenos físicos Não alteram a natureza da matéria, isto é, sua composição. Nesses fenômenos, a forma, o tamanho, a aparência e o estado físico podem mudar, mas não alteram a constituição da substância.Fenômenos químicos Alteram a natureza da matéria, ou seja, sua composição. Dizemos nesse caso que ocorreu uma reação química. Em uma reação química, as moléculas iniciais (ou aglomerados iônicos) são “desfeitas” e seus átomos são aproveitados para “fazer” as moléculas (ou aglomerados iônicos) finais.

KOH (aq) + HBr (aq)  → KBr (aq) + H2O



O hidróxido de potássio (KOH) e o ácido bromídrico (HBr) são os reagentes e o brometo de potássio (KBr) e a água (H2O) são os produtos. A essa representação damos o nome de equação química.



Conceitos iniciais

- Matéria – H2O; - sistemas- água de um rio; corpo- gelo;  substancias- H2O, H2SO4, H2O2

Propriedades gerais

- impenetrabilidade;  inércia; divisibilidade; volume; massa

Propriedades funcionais

- Ácidos; bases; sais; Óxidos.

Propriedades especificas

- Organolépticas- Sabor, cheiro;

- Químicas- Combustão, Oxidação

-Físicas- P. fusão, P. ebulição; Solubilidade.

Laryssa Kelly de Souza Cabral



NF

*Vanessa Monteiro Luna



Conceitos:
 Matéria: É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço
Corpo: Porção limitada da matéria
Objeto: E um corpo que tenha passado por transformações para ser utilizado pelo ser humano

Exemplo: Em uma fábrica pedaços brutos (corpos) de plástico (matéria) são processados por máquinas e transformados em diversos objetos: bolas, brinquedos, embalagens, etc. Na vídeo- aula foi dado um exemplo de um pedaço de madeira.

 Propriedades Gerais da matéria

             Inércia: É a resistência que os corpos materiais têm de modificar  seu estado de movimento.
Ex: quando estamos dentro de um carro em movimento: se houver uma freada brusca, a tendência que nosso corpo tem é de seguir em frente.

             Massa: É a quantidade de matéria de um corpo ou objeto;

             Extensão: O lugar ocupado por essa matéria no espaço, o volume.

             Divisibilidade: A matéria pode ser dividida.

             Impenetrabilidade: Dois corpos ou porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.

             Compressibilidade: É a propriedade dos corpos que, por ação de uma pressão aplicada uniformemente sobre sua superfície, diminuem de volume.

             Expansibilidade: É a propriedade inversa da compressibilidade.

             Maleabilidade: O fato de podermos retorcer uma barra de ferro indica que ela, assim como a maioria dos metais, pode ser moldada, ou seja, os metais em sua maioria, são materiais maleáveis.

 Propriedades Física da Matéria
   Em geral, distinguimos e reconhecemos as pessoas por meio das características física, como peso, altura, cor dos olhos, comprimento dos cabelos, etc.
   O mesmo vale para os diferentes materiais. Comparamos suas características físicas para diferenciá-los.
   Propriedades como cor, cheiro estado físico, que podem ser observadas e medidas sem que altere a composição química da matéria em questão, são denominadas propriedades físicas.
   A densidade dos  materiais em termos matemáticos, a densidade (d) de um objeto é definida como a razão entre sua massa (m) e seu volume (v).


D= m/v



Propriedades Químicas da Matéria 

   São aquelas que descrevem as transformações química de uma substância. Assim, quando dizemos que uma substância.

*Queima em contato com o gás oxigênio do ar;

*Reage com água;

*Reagem com ácidos;

*Sofre transformação quando submetida a corrente elétricas; estamos referindo a suas propriedades químicas.

 Substancias Puras

   Pode ser classificada como um material que possui um conjunto de propriedades constantes.

Ex: Só podemos chamar de água pra à substância composta exclusivamente, de moléculas contendo 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio ligados entre sim.

Substância Pura Simples

   São aquelas formadas por átomos de um único elemento químico.

Ex: O Nitrogênio

Substância Pura Compostas

   São aquelas formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes.

Ex: CO2, NH3

Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas

   Quando adicionamos uma colher das de chá de sal de cozinha, cloreto de sódio, a um copo com água, ocorre a total dissolução do sal. Nessa mistura, não podemos mais distinguir o que é água e o que é sal. A essa mistura chamamos de homogênea.

   Quando juntamos água e óleo num mesmo recipiente, não ocorre mistura tão perfeita entre as substâncias.

  A essa mistura chamamos de heterogêneas.

   A energia não é considerada matéria, pois não possui massa. E  fácil definir energia, mas ela é facilmente percebida, pois qualquer fenômeno precisa dela para ocorrer. Por exemplo, o deslocamento de um objeto no espaço ou sua transformação sempre envolve energia.

   Como a matéria, a energia existente no universo não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.

Yasmin Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário