sexta-feira, 6 de abril de 2012

Historia – Sérgio (grupo) 3º Ano I

Empresa açucareira no Brasil 
Por que foi criada a empresa açucareira no Brasil?
A empresa açucareira foi a solução que possibilitou a valorização econômica das terras descobertas e dessa forma garantiu a posse pelo povoamento da América Portuguesa. O cultivo da cana-de-açúcar desenvolveu-se no litoral, especialmente na Zona da Mata Nordestina. A escolha da empresa açucareira não foi feita por acaso. Os portugueses escolheram a exploração da monocultura da cana-de-açúcar porque, além de seu aspecto econômico, ela viabilizaria a colonização do país.
O desenvolvimento no Brasil
A cana-de-açúcar foi o mais importante produto agrícola até o Primeiro Reinado. Esta atividade favoreceu o aparecimento de uma nova estrutura social e econômica. Durante mais de século e meio, a produção do açúcar representou, praticamente, a única base da economia brasileira. Até meados do século XVII, o Brasil foi o maior produtor mundial de açúcar.
A crise no Brasil
Na economia açucareira os holandeses eram responsáveis pela distribuição e o comércio, transportando e refinando a matéria prima para o consumo na Europa. Quando os holandeses foram expulsos do Brasil eles foram para as Antilhas (ilhas da América Central). Lá, com as técnicas de produção aprendidas no Brasil, desenvolveram a lavoura canavieira. Em poucos anos, o Brasil perdeu sua posição de primeiro produtor mundial. Os senhores de engenho empobreceram e o Nordeste deixou de ser o centro econômico do Brasil.

Talita,Savanna,Paloma,Ana Carolina,Eluana

Nenhum comentário:

Postar um comentário