quinta-feira, 5 de abril de 2012

Resumo da Matéria - Profº Gondim / Quím I

Grupo: Hugo Keyserling, Breno Leal, Pablo Lopes, Wesley Gabriel, Higor Fernandes e Bruno Gonçalves


Resumo da Matéria - (INDIVIDUAL)


Hugo Keyserling:


 


Matéria é tudo o que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume.
Ex.: madeira, ferro, água, areia, ar, ouro e tudo o mais que imaginemos, dentro da definição acima.



A matéria nem sempre é visível. O ar é um exemplo disso. Podemos, através de experimentos simples, constatar que o ar ocupa lugar no espaço. Compreenda um deles: 
Colocando massa de modelar para prender um funil em um frasco de vidro e, ao mesmo tempo, vedar o frasco, impedindo a saída de ar por pequenos orifícios. Assim, o ar só entra ou sai através do funil. Se tentarmos colocar um líquido colorido no frasco (água com groselha, por exemplo), verificaremos que o líquido não consegue entrar, impedido pelo ar contido no frasco.
Podemos também determinar a massa de uma certa quantidade de ar mediante a utilização de balanças. Um litro de ar apresenta massa aproximada de 1,3 gramas.



Breno Leal:



A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e em escala menor, os quarks e léptons.
De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia.
Podem existir três estados de agregação da matéria, que variam conforme a temperatura e a pressão as quais se submete um corpo: o estado sólido, que é quando as partículas elementares se encontram fortemente ligadas, e o corpo possui tanto forma quanto volume definidos; o estado líquido, no qual as partículas elementares estão unidas mais fracamente do que no estado sólido, e no qual o corpo possui apenas volume definido; e o estado gasoso, no qual as partículas elementares encontram-se fracamente ligadas, não tendo o corpo nem forma nem volume definidos.
Pablo Lopes:
A matéria não organiza, é organizada. E não representa senão uma modalidade da energia esparsa no Universo. Os seus elementos não fazem outra coisa senão submeter-se às injunções do Espírito; e é a soberana influência deste último que elucida todos os problemas intrincados dos seres e dos destinos. 
É ao seu apelo, cedendo aos seus desejos, que todas as matérias brutas se vêm rarefazendo, oferecendo aspectos novos e delicados. A Civilização, as conquistas científicas e as concepções religiosas representam o fruto dos labores dos Espíritos que, na Terra, se iniciaram nos trabalhos que regeneram e aperfeiçoam. 
O que lhes compete, na atualidade, é o não estacionamento nos domínios conquistados, laborando para que os ideais de justiça, de verdade e de paz se concretizem na face do orbe. é nessa tarefa bendita que devem concentrar os seus esforços para que o planeta terrestre não veja sucumbir, na aluvião de insânias das guerras, o seu patrimônio de progressos, obtidos à custa de trabalhos penosos e ingentes sacrifícios.
Wesley Gabriel:
Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia.
A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.
Higor Fernandes:
Durante a apresentação, a vídeo aula começa dando um breve introdução sobre o que é a matéria? É tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço no lugar, onde quando você pega essa matéria e limita é determinado de corpo. E é citado o exemplo de madeira. Quando se fala em madeira, se fala em madeira em geral, diferente quando se fala ‘ um pedaço de madeira’ onde existe a limitação. Onde conclui-se que o corpo é uma parte quantitativo da matéria. 
Chega as suas propriedades gerais onde envolve a Inércia, Massa,Densidade,Divisibilidade, Compressibilidade, Extensão entre outros.Também existe as propriedades especificas, que geralmente mudam de substâncias para substâncias onde são divididas em três grandes grupos, organolépticas, físicas e químicas.Essas propriedades são fundamentais.Para finalizar, a aula conclui-se falando sobre a Energia vibrando em baixa frequência. 
A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia.

Bruno Gonçalves:

A matéria nem sempre é visível. O ar é um exemplo disso. Podemos, através de experimentos simples, constatar que o ar ocupa lugar no espaço.
    
As transformações da matéria ocorrem através de fenômenos físicos e químicos. Fenômenos Físicos: a substância pela qual a matéria é formada não passa por transformação alguma, ou seja, não passa por mudanças. Fenômenos Químicos: a composição da matéria passa por mudanças, ou seja, uma ou mais substâncias se alteram dando origem a compostos diferentes. Sólido, Líquido e Gás: esses são os estados físicos da matéria.

São comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. As principais são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário