domingo, 1 de abril de 2012

Trabalho de História - Professor Elton.

Mickaela Luiza: Muitas guerras já aconteceram no mundo, e todas elas por um motivo. Agora, quais? Veremos alguns exemplos. Na segunda guerra mundial, um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. A primeira guerra mundial já foi a  insatisfação da Itália e da Alemanha terem ficado de fora no processo neocolonial e o assassinato de Francisco Ferdinando. A guerra do Paraguai foi iniciada por Francisco Solano Lopes. Motivo: Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.

Heloysa Fernandes: As Motivações das guerras na história

 Desde meados do século XIX acirra-se a disputa entre as potências imperialistas da Europa pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais. Elas travam guerras contínuas e disputas por novos territórios.                                              
Algumas motivações são:

Rivalidades econômicas e imperialismo - A entrada de novas potências industriais imperialistas no cenário internacional aguça as rivalidades entre seus interesses econômicos, em particular sobre a repartição dos mercados e territórios.                      

Explosão de nacionalismo - O nacionalismo das grandes potências desemboca num sistema de alianças para proteger-se da expansão das demais.                                     

Pan-eslavismo - Defende a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro.             

Tríplice Aliança - Reúne a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália, a partir de 1882, com o objetivo de enfrentar o expansionismo francês na Europa.

Marianne Rique: Ao fim da primeira guerra mundial (1914-1918),  observamos que as nações derrotadas foram obrigadas a assinarem acordos marcados pelp pagamento de grandes denizações e a imposição retaliações humilhantes.Com o passar do tempo, ao invés de senar as rivalidades, o cumprimento desses tratados determinaram  a consolidação de um  sentimento nacionalista voltado para a revanche.Ou seja, as nações derrotadas, principalmente a Italia e Alemanha, formentavam o desejo de um novo conflito.Em geral , os paises revanchistas foram tomados por tendências politicas que navegavam o equilibrio da justiça do regime liberal-democrático, atacavam  a eficácia do capitalismo e defendiam um frenético sentimento de superioridade em relação aos demais povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário