Conjuntos
Quando um conjunto está contido em outro, chamamos de subconjunto. O conjunto vazio é o que não possui elementos e ele é o subconjunto de todos os conjuntos.
O conjunto unitário é aquele conjunto que possui apenas um elemento. O conjunto das partes é o conjunto de todos os subconjuntos de um conjunto.
Operação com conjuntos:
União - a união de dois ou mais conjuntos é um novo conjunto formado por elementos que pertencem a pelo menos um dos conjuntos envolvidos.
Intersecção – a intersecção de dois ou mais conjuntos é um novo conjunto formado por elementos que pertence simultaneamente a todos os conjuntos envolvidos.
Aluna:Thaís Mykaella
Historia
A teoria avançada dos conjuntos foi
desenvolvida por volta do ano 1872 pelo matemático alemão Georg Cantor (1845 /
1918) e aperfeiçoada no início do século XX por outros matemáticos, entre eles,
Ernst Zermelo (alemão - 1871/1956), Adolf Fraenkel (alemão - 1891/ 1965), Kurt
Gödel (austríaco - 1906 /1978), Janos von Newman (húngaro - 1903 /1957), entre
outros.
Como são Usados
I)Números Naturais IN
Os números naturais são usados para contar
II) Números Inteiros
Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z. O conjunto dos números inteiros aparecem como soluções de equações como x + a = b.
III) Números Racionais - Q
Podem ser expressos na forma a/b, onde a e b são inteiros quaisquer, com b diferente de 0.È composto pelos números inteiros relativos, dízimas finitas e dízimas infinitas periódicas. Eles aparecem como soluções de equações como a + bx = c.
IV) Números Irracionais
São aqueles que não podem ser expressos na forma a/b, com a e b inteiros e b diferente de 0. São compostos por dízimas infinitas não periódicas. Estes números podem ser associados a pontos numa reta, a reta real.
V)Conjunto dos Números Reais
O conjunto dos números reais é composto pelos números racionais mais as dízimas infinitas não periódicas - é composto pelos números racionais e pelos números irracionais.
Tem vàrias funções no nosso dia-dia, como um conjunto de roupas
Nenhum comentário:
Postar um comentário