sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de química, individual, professor Hugo.


Dieta
A maioria das dietas parte de um princípio científico correto e simples que consiste em analisar o processo de alimentação e seus efeitos sobre o peso corporal como um balanço de massa e energia.

            Esta equação é baseada naquela regrinha que todo mundo conhece: energia e massa não se perdem ou criam, apenas se transformam. Assim temos:

total das massas e energias que entram em um sistema = total das massas e energias que saem do sistema + acúmulo de massa e energia no sistema.

Balanço de massa e energia

As dietas padronizadas se baseiam no mesmo princípio sendo que, neste caso, o balanço de massa e energia considera como sistema o nosso corpo. Temos, então: total da massa dos alimentos metabolizados = total das massas de nutrientes queimados para geração de energia + acúmulo

            Dos alimentos que ingerimos, uma parte da massa é excretada pelo corpo, não entrando na equação. O restante é a massa de alimentos metabolizados, aquela que o organismo submete às transformações químicas necessárias para suprir suas necessidades de energia e construção celular.

Metabolismo energético

O metabolismo energético é essencialmente uma combustão, na qual o carbono dos alimentos reage com o oxigênio da respiração, produzindo energia e dióxido de carbono residual, que é expelido pelos pulmões. Assim, podemos dizer que uma parte da massa dos alimentos é queimada pelo organismo, se transformando em gás carbônico que sai do sistema, neste caso, nosso corpo.

O restante da massa de alimentos ingerida e não queimada se transforma em acúmulo de massa. Dele, uma parte pode ser destinada pelo organismo à reposição celular, reconstruindo tecidos e órgãos do corpo ou como ganho de massa muscular.

            Uma outra parte pode se transformar em acúmulo energético, por meio da formação de tecido adiposo que o organismo estoca para queimar quando necessário, ou seja, quando o balanço de massa e energia tiver acúmulo negativo.
Lembrando, tecido adiposo é o nome técnico dado para a tão temida e odiada gordura corporal.

As três possibilidades de balanço

Assim, o balanço de massa e energia das dietas segue três possibilidades:

1) Se a quantidade de alimentos ingerida é igual à quantidade queimada para geração de energia, então o acúmulo do sistema é zero e o peso corporal se mantém constante;
2) Se a quantidade de alimentos ingerida é menor que a quantidade queimada para geração de energia, então o acúmulo é negativo, forçando o corpo a queimar as reservas estocadas na forma de gordura, reduzindo o peso corporal;
3) Se a quantidade de alimentos ingerida é maior que a quantidade queimada para geração de energia, o acúmulo é positivo e o corpo estoca a energia excedente na forma de gordura, aumentando o peso corporal.

Dificuldades para emagrecer com dietas

Se as regras são tão simples, por que tantas pessoas não conseguem emagrecer, mesmo seguindo rigorosamente as dietas receitadas?

            A resposta é que as pessoas nem sempre seguem as dietas com rigor; porém, há ainda um fator técnico decisivo a ser considerado. As dietas padronizadas podem definir com bastante precisão a quantidade de calorias - o total energético disponível na forma de energia química - nos alimentos ingeridos. E só.

            No entanto, elas não podem estabelecer com exatidão quanto cada pessoa queimará da alimentação ingerida. Isto porque tudo depende do
metabolismo de cada um que, em certos indivíduos, é alto, ou seja, os alimentos são queimados e a energia é produzida com mais facilidade do que em pessoas com o metabolismo baixo.

Diferentes metabolismos

Assim, o máximo que as dietas padronizadas podem fazer é partir de uma média dos metabolismos pesquisados e usar esta média como dado de referência. Mas, como em qualquer média, metade das pessoas estará acima e outra metade estará abaixo dela, apenas aqueles com metabolismos razoavelmente próximos da média obterão o resultado teórico previsto.

            Além disto, diferentes metabolismos processam de modo distinto os nutrientes. Pessoas com tendência genética para o ganho de massa muscular tendem a transformar ingestões adicionais de proteínas em músculos, enquanto que as que não possuem este padrão metabólico ganham massa muscular muito mais lentamente, mesmo praticando a mesma dosagem e tipo de exercícios físicos do primeiro grupo.


Calorias
Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau célsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).
Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.
Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da eletricidade e da electrónica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. Entretanto, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:
  • 1 caloria = 4,1868 J (exatamente)
Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias por dia, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. Hoje também é comum expressar quilocalorias escrevendo-se a abreviatura de caloria "Cal" com a letra C em maiúsculo. Ex.: 1 Cal =1000 cal = 1 kcal.


Feito por: José Valentim

Como são calculadas as calorias dos alimentos?
Saber qual alimento tem mais ou menos calorias e manter a dieta na linha não é nada complicado. Basta olhar as informações nutricionais nos rótulos dos produtos para identificar o número de calorias presente em cada porção do seu biscoito ou suco favorito, por exemplo.
Toda essa facilidade para o consumidor é garantida por testes de laboratório ou por sistemas de cálculo que permitem estimar o número de calorias de um alimento, segundo Jussara Carnevale, professora do departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No caso do teste, os alimentos são submetidos a um equipamento chamado bomba calorimétrica. O aparelho queima uma pequena porção do produto e mede a energia liberada em forma de calor. Quanto mais energia, mais calorias tem o alimento.
Outra forma é feita pela análise da composição química do produto, quando se tenta ver a quantidade de substâncias geradoras de energia: proteínas, lipídeos, carboidratos e álcool. "A partir do conhecimento da proporção em gramas destes componentes, é feita uma estimativa que levam em consideração o calor de combustão (queima) e a desestabilidade (de cada um deles)", afirma a professora.
Jussara explica que os alimentos com mais calorias fornecem mais energia a quem os ingere e, por isso, tendem a contribuir para o aumento de peso. Isso porque as pessoas engordam ou emagrecem conforme o balanço entre o consumo e o gasto energético. Se o consumo de calorias é maior do que o gasto (por meio de exercícios, por exemplo) há aumento no peso.
Balanço de massa e energia é fundamental para perder peso
A maioria das dietas parte de um princípio científico correto e simples que consiste em analisar o processo de alimentação e seus efeitos sobre o peso corporal como um balanço de massa e energia.

Esta equação é baseada naquela regrinha que todo mundo conhece: energia e massa não se perdem ou criam apenas se transformam. Assim temos:

total das massas e energias que entram em um sistema = total das massas e energias que saem do sistema + acúmulo de massa e energia no sistema.

Feito por: Manoel Paulo

A dieta e as calorias.
Muitas pessoas ingerem 2000 kcal por dia para conseguir manter o peso, porém existem outras que ingerem muito menos que isso e acabam sofrendo com a anorexia, existem também as pessoas que ingerem o dobro ou o triplo disso, muitas são atletas que querem ganhar massa muscular e muitas que ingerem que não são atletas acabam entrando na chamada doença da obesidade.
Hoje em dia é muito fácil saber quantas calorias você ingeriu ou irá ingerir, 90% dos alimentos vêm com suas calorias e ainda vêm com uma tabela que diz o valor exato da quantidade de substâncias que devemos ingerir para manter um corpo saudável.
Para saber a massa corporal, usa-se uma balança, no qual ele dará sua massa corporal em KG(quilograma) , muitos equipamentos de aeróbica mostram em seu visor a quantidade de calorias que você perdeu até aquele momento.
Algumas pessoas possuem o metabolismo um pouco acelerado, e outros um pouco lento, isso dificulta na perda de peso no corpo, como também no ganho de peso no corpo.
Feito por Luiz Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário