terça-feira, 4 de setembro de 2012

ANÁLISE DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM




Introdução          
                O trabalho que apresentado a seguir trata sobre a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nós nos baseamos no Guia de Redação do participante para apresentar de forma mais resumida o que cobra e quais as ferramentas que nós estudantes que iremos fazer a prova precisamos para obter o maior sucesso possível, dentro deste contexto buscamos além de resumir, simplificar a linguagem para um maior entendimento geral. 
                Na estrutura do trabalho utilizamos as regras da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) assim como nos foi requisitado. Buscamos não interferir ou diferenciar demais a estrutura cronológica do nosso trabalho para o Guia de forma que a sequência das explicações sobre a prova de redação seguirá a mesma estrutura, com a separação pelas mesmas competências lá apresentadas e que os candidatos devem apresentar.



Competência Um
                Para se fazer a prova de redação é necessário saber que não devemos escrever como falamos, afinal são processos, algumas palavras tem o uso mais informal, para relacionar ideias como por exemplo: aí, daí, entre outros que costumamos usar em nosso cotidiano muito comumente. 
                 Outro ponto principal na sua redação é não fugir do tema, procurar ser claro, objetivo e direto, usando as regras prescritas pela norma padrão da língua portuguesa, use um vocabulário preciso, para ficar mais fácil dos corretores avaliarem sua redação e você conseguir uma boa pontuação. Os cuidados com as margens, separações de palavras, erros de acentuação, podem lhe custar caro, então procure escrever com bastante atenção para não perder ponto com bobagens. A caligrafia também é um ponto muito forte na prova, pois os corretores não vão perder tempo tentando entender o que você escreveu então uma letra legível é sempre aconselhável.


Competência Dois
                Assim como ter em mente a norma padrão culta da língua portuguesa na hora da prova é ter atenção a uma série de detalhes que fazem a diferença no final, o texto base é para nos auxiliar a escolher um assunto entre o tema e não para ser copiado, diga-se de passagem, um costume de todo aluno do ensino médio, o texto apresentado deve ser atrativo e de fácil entendimento para o leitor, a coerência do texto é muito importante para uma boa prova. 
                 O foco no tema que está sendo escrito é de muita importância para que não ocorra algo muito comum nas redações que é a fuga parcial ou total do assunto. A fuga total do tema sem sequer se aproximar do assunto proposto acarretará uma nota Zero a essa redação. Portanto deve-se muito cuidado para com o tema, pois ele é o inicio de tudo. 
                 No texto dissertativo-argumentativo o escritor deve defender uma tese, um ponto de vista, conflitar pensamentos e opiniões em defesa da sua própria visão utilizando argumentos claros e objetivo para tentar convencer o leitor de seu posicionamento.



Competência Três
 
                Não basta apresentar dados, informações, expressar sua opinião ou apresentar argumentos se o participante não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam nexo ao tema proposto. Além de uma seleção ponderada de dados, informações e argumentos. É essencial saber organizar as ideias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação ou problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto. 
                 Um dos pontos mais importantes na Redação é a coerência, o aluno não deve perder de vista que ele tem que de forma clara fazer uma relação do tema com o leitor, para que esse tenha um bom entendimento do assunto abordado na redação. Portanto uma boa redação depende de uma série de fatos que estão interligados entre si.


Competência Quatro
                Nesta competência diz respeito à estruturação lógica e formal entre as partes do texto, é o campo de ideias, na hora de elaborar a sua redação é necessário que você tenha sempre presente que seu texto será o resultado da combinação de um conjunto de ideias associadas em torno de uma ideia a ser defendida: a tese. 
                Você deve utilizar inúmeros recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Um desses recursos é o Encadeamento textual que significa: A organização textual exige que as frases estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequência lógica do texto e a interdependência entre as ideias. 
Para garantir a coesão textual, devem ser observados determinados princípios em diferentes níveis:


●Estruturação dos parágrafos: Formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias. 
●Estruturação dos períodos: que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras. ●Referenciação: As referências a pessoas, coisas, lugares.

             
Competência Cinco

                Construir uma pequena proposta de solução para o problema: nossa argumentação deve ter como objetivo apresentar possíveis soluções para uma questão abordada pelo tema da redação. A utilização correta de opiniões, argumentos, informações e dados ao longo da construção dão suporte para a elaboração da conclusão. 
Ideais e preceitos ultrapassados fora do comum acerca desses assuntos vão em conflito a muitas conquistas da sociedade que após um longo período de tempo na luta por justiça e respeito.


Sobre a Redação Perfeita

                 Analisando o que as redações com nota 1000 dispostas para nossa leitura têm em comum, e o porquê se tornaram ótimas referencias, é porque elas representam bem como se escreve um ótima redação, a estrutura dissertativa é perfeita além do rico vocabulário utilizado com os mecanismos de linguagem sendo amplamente utilizados, a estrutura dos parágrafos e tudo relacionado a coesão e coerência sendo sempre colocados na dosagem certa.
                 Vale resaltar também a magnífica relação que esses candidatos conseguiram em relação do tema com a tese, eles conseguiram expor de forma bem argumentada os pontos de vistas presentes e os defenderam de forma mais impressionante ainda, de forma que a leitura da redação de nenhuma forma se torna chata ou cansativa.
                 E ainda sobre a conclusão de todas as redações presentes vemos que há sempre uma solução de intervenção que é uma parte importante para a redação ter um desfecho, ainda é claro que em nenhuma dessas redações os autores chegaram a infringir os direitos humanos preceito básico para não acabar zerando a prova.


Conclusão



ANDREY CÂMARA:

                Ao fim desse trabalho pude perceber o quão importante foi, não só para mim mais como para alguns de meus colegas. O trabalho resume como podemos fazer uma Redação quase que perfeita, descreve os principais e os mínimos detalhes. Tudo isso em um pequeno resumo fez com que eu aprendesse um pouco mais.

ANTÔNIO ALVES:
                Fazer este trabalho foi de suma importância para o meu sucesso na prova do ENEM, pois através deste trabalho fiquei atualizado a cerca de todas as características da prova além de ter a oportunidade de estudar e interpretar melhor o guia de redação. Todos esses fatores em conjunto fazem com que eu particularmente fique satisfeito com o resultado do trabalho em si e o que ele agregou ao meu conhecimento a cerca dessa tão importante prova.


FELIPE CARVALHO:

                É necessário essa prova para os estudantes do Brasil, tentar absorver o máximo da língua portuguesa e saber escrever melhor o português. Saber interpretar, esclarecer ideias, ou seja, se expressar melhor. A escrita está sendo mudada, e todos os brasileiros deverão se atualizar da nova linguagem. 

MARCOS JOSÉ:


                O trabalho mostra todos os detalhes da redação, desde os mais importantes até os mais simples, mostra mínimos detalhes que na hora de fazer a redação serão essenciais para uma boa nota. Mostra como não zerar na redação, o que nunca se deve ser feito.Erros que podem ser cometidos por falta de atenção ou até mesmo de o participante não ter lido o “guia do participante”. Erro o qual não vou cometer graças a esse trabalho, que vai me ajudar bastante na hora da prova. 

MARCUS VINICIUS:

                Os erros com acentuação, separação, pontuação são muito graves, devemos também usar da letra mais legível possível para ficar mais fácil para os corretores, tem muita clareza para não fugir do tema e a redação perder o sentido, não escrever como falamos e usar da linguagem mais formal também ajuda na hora da correção.
RODOLFO RODRIGO:

                Sem dúvidas, a redação é a parte que mais conta na avaliação do Enem. Ela ajuda muito na soma final da nota. Nos últimos anos, a redação vem trazendo temas bem amplos, o que garante que ninguém fique sem escrever por não conhecer o assunto abordado. 
                Mas para que você tenha uma boa nota nessa redação você tem seguir algumas regras como, não fugir do tema, manter a forma estrutural de uma dissertação, parágrafos de 4 a 7 linhas com frase tese e no mínimo Dois argumentos e não aborda um tema que completamente diferente do que foi proposto que e a fuga do tema. 
                E a não obediência dos critérios da estrutura dissertativo-argumentativa será apenada com a Nota 0 (zero) na redação, mesmo que a redação atenda às exigências dos outros critérios de correção. 

THAYNÁ FERREIRA:

                Diante disto ainda vemos alguns alunos que desconsideram o fato de que a redação hoje é primordial no sucesso estudantil. Por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ela vale 50% da nota do aluno, ou seja, mil pontos. Se você considerar os demais vestibulares de quaisquer universidades federais, o mínimo que se atribui à redação, hoje, é 40% da nota final. As habilidades e competências, os princípios e o formato da prova de Redação das provas do ENEM demonstram, claramente, que o objetivo é avaliar em que medida os candidatos apresentam certo nível de capacidade que as universidades desejam encontrar em seus alunos.






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