segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Trabalho de Quimica - Henrique Vitor



Oxidação

  A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas impede a ação oxidante do oxigênio sobre a salada.

Oxidação nos alimentos
 
 O Laboratório de Química e Bioquímica de Alimentos do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP estuda, entre outros assuntos, como reduzir a oxidação que ocorre nos alimentos que consumimos e em nosso organismo.
  Nos alimentos, a oxidação pode ser benéfica quando é induzida com objetivo de desenvolver a formação de compostos que possam conferir um sabor típico. Mas essa reação também pode ser prejudicial à qualidade do alimento, quando ela ocorre em decorrência de exposição a altas temperaturas, presença de metais e embalagem inadequada. Neste caso, a oxidação das gorduras nos alimentos promove a formação de compostos com odor desagradável e, muitas vezes, tóxicos
   Já no organismo, a oxidação das gorduras ocorre principalmente através da ação de compostos reativos, conhecidos como radicais livres. Esses radicais podem ser formados no próprio organismo como produtos do processo de respiração. “Por essa razão, o nosso organismo apresenta um complexo sistema de defesa contra os excessos oxidativos. Esse sistema está baseado na ingestão de compostos antioxidantes, através de alimentos que compõe nossa dieta, como as vitaminas C e E, os polifenóis e um sistema endógeno (defesa antioxidante), onde várias proteínas buscam inativar esses radicais que foram formados.”
   O desequilíbrio excessivo entre a oxidação das gorduras presentes no organismo e no sangue está associado ao processo natural de envelhecimento e ao desenvolvimento de várias doenças.
 
Alunos: Matheus Farias, Alan Bruno e Yanca Medeiros
Professor: Henrique Vitor
Disciplina: Química                                                 Turma: 2º ano ²

Nenhum comentário:

Postar um comentário