terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pesquisa com o médico / Prof.: Roberto Lauria / 1º ANO II


Saúde no Brasil
Esclarecendo ideias com Dr. Rodrigo Campos Monteiro

Como todos sabemos a saúde do nosso país não é das melhores principalmente quando falamos de saúde pública. Querendo esclarecer algumas dúvidas em relação ao assunto, entrevistamos o Doutor Rodrigo Campos Monteiro. Cirurgião geral e Neurologista, formado pela Universidade Federal da Paraíba em 2005 e tem 34 anos.
Quinta-Feira, 31 de Agosto ás 15h45min, foi realizada a entrevista ao Doutor Rodrigo Monteiro no Hospital de Emergência e Trauma, Senador Humberto Lucena. Com algumas perguntas comuns e abrangentes, iniciamos nossa entrevista perguntando ao Doutor qual era a sua visão em relação à saúde do Brasil de forma geral. “A saúde do nosso país está em crise desde os cuidados mais básicos aos procedimentos mais complexos do ramo da medicina, o que só prejudica a todos nós”.
De forma que a conversa se estendia, perguntei-lhe o que achava do fator plano de saúde x SUS. “Na verdade, creio que não deveria haver necessidade de planos de saúde, mas, infelizmente temos certa carência na saúde pública que leva a tal necessidade. Caso o governo investisse de forma correta na saúde pública, com certeza não haveria necessidade de planos de saúde”. Sabendo que o nosso país sofre de certa carência no setor da saúde pública, perguntei-lhe em que podem ser empregadas as novas tecnologias para o avanço da medicina. “As novas tecnologias podem auxiliar nos procedimentos mais complexos para que não sejam executados de forma tão invasiva”. Perguntei ao Doutor Rodrigo Monteiro, em que situação encontra-se a educação na formação de novos profissionais no ramo da medicina. “Outro fator muito importante em qualquer sociedade é a educação, e como todos nós vemos, a educação brasileira é precária. Com esses movimentos grevistas, os alunos dos institutos de ensino superior só têm a perder, pondo em risco o ano letivo dos estudantes e com isso retardando o ensino ainda mais”. Contudo, perguntei-lhe qual é o maior problema da medicina no Brasil. “Creio que seja a falta de investimento e uma administração mais seria com um assunto que diz respeito a todos”.

Diante das questões abordadas na entrevista, concluímos que a realidade da saúde no Brasil está conturbada entre vários fatores, tais como: saúde pública, tecnologia, educação qualificada na medicina, entre outros. Agradecemos a colaboração do Dr. Rodrigo Monteiro na realização desta pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário