Colégio Qi Epitacio
Grupo: Ingridy Carvalho,Andressa Santana,Bruna Oliveira,Eduardo Vilaça,Fabiana Maia,Matheus Jansen,Fernanda Oliveira
Professor: Lins - 1 ano¹
Assunto: Transporte Publico
TRANSPORTE PÚBLICO
As diversas atividades existentes num meio urbano encontram-se distribuídas no espaço segundo um Plano Diretor Urbanístico ou, na situação mais comum, seguindo uma tendência histórica da região.Em ambos os casos, a evolução urbana esteve, e de certa forma sempre estará, condicionada a um esquema de canais de circulação de acordo com as tecnologias de transporte disponíveis para possibilitar a necessária interrelação entre as atividades urbanas – residência, trabalho, estudo, lazer, etc.Os residentes numa cidade podem efetuar seus deslocamentos cotidianos utilizando veículos próprios (automóvel, moto/bicicleta ou até mesmo andar a pé) ou então valer-se do transporte público (ônibus, trem de subúrbio, metrô, barco, etc).Estes não apresentam a versatilidade do automóvel – transporte “porta-aporta”, livre escolha do trajeto, consecução do deslocamento no horário mais conveniente etc. Por outro lado apresentam como uma grande vantagem a economia de espaço público para sua efetivação ( em especial nas áreas centrais e locais com deficiência de espaço para circulação e estacionamento) exigindo menos de 10% de área viária em comparação com o transporte particular (por automóvel).Entretanto, no transporte público o comportamento do usuário deve ser enfocado com muito mais profundidade pois este mesmo se apresenta de forma passiva, enquanto no transporte particular o usuário tem uma participação mais ativa, obrigando o poder público a encampar a solução para os problemas afetos no transporte público com muito mais ênfase e responsabilidade nas soluções.Portanto, a gerência do transporte público requer um conhecimento mais diversificado e complexo do que o utilizado no estudo do transporte particular (relativo ao sistema de circulação), tanto por envolver modos de transporte distintos, como por necessitar de intervenções diretas do poder público em todos os seus quatro componentes: infra-estrutura, material rodante, comportamento do usuário e equipamentos de operação.
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