terça-feira, 4 de setembro de 2012

Prof.: Gondim / 1º ano II


Ácidos:

Aqua Regia contém ácido Nítrico concentrado e ácido Clorídrico concentrado na razão 1:3. Aqua Regia significa 'Água Real' em Latim. Ela é usada para dissolver metais nobres como ouro e platina. A fórmula química do ácido Nítrico HNO3.

O leite contém ácido lático. Ácido lático é nomeado a partir da palavra em latim 'lac', que significa leite. A fórmula química do ácido lático C3H6O3.

O vinagre é ácido acético bem diluído. O vinagre utilizado para fins culinários contém aproximadamente 4% de ácido acético. A fórmula química do ácido acético é CH3COOH. 

O ácido sulfúrico é usado na manufatura de baterias de carro. Ele também é conhecido como 'Óleo de Vitriol'. A fórmula química do ácido sulfúrico é H2SO4. 

O ácido carbônico é responsável pelo gás nos refrigerantes. O ácido carbônico se decompõe em bolhas de dióxido de carbono. A fórmula química do ácido carbônico é H2CO3. 


Bases 

Anti-Ácidos ajudam a neutralizar a acidez (do ácido clorídrico) no estômago. Eles geralmente contêm duas bases, chamadas hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio. A fórmula química do hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio é Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente. 

Hidróxido de Sódio é também conhecido como 'Soda Cáustica'. Sua fórmula química é NaOH. 

Hidróxido de Potássio é também conhecido como 'Potassa Cáustica'. É usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua fórmula química é KOH. 

Amônia é um gás básico o qual é usado na manufatura de fertilizantes como a Uréia, nitrato de amônio e sulfato de amônio. A amônia é produzida para fins comerciais através do processo de Haber. Quando dissolvida em água, a amônia forma uma base conhecida como hidróxido de amônio. A fórmula química da Amônia é NH3.

Hidróxido de Magnésio está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal. Sua fórmula química é Mg(OH)2.

Hidróxido de Cálcio conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum. A fórmula químicaCa(OH)2.

Sais 

Sulfato de Sódio é um sal normal enquanto Bisulfato de Sódio é um sal ácido. Sua fórmula Na2SO4. 

Cloreto de Sódio é solúvel em água enquanto o Carbonato de Cobre, Cloreto de Chumbo e Sulfato de Bário são insolúveis em água. A sua fórmula química é NaCl.

Carbonato de Sódio é usado na manufatura de detergentes e do vidro comum. Sua fórmula é Na2CO3.

Sulfeto de Zinco é insolúvel em água enquanto Fosfato de Potássio, carbonato de Amônio e Cloreto de Bário são solúveis em água. A sua fórmula é ZnS.

Nitrato de Amônio é usado na fabricação de fertilizantes. Sua fórmula é (NH4)+(NO3)–.


Óxidos
 Óxido nitroso na anestesia geral balanceada. Formula: N2O.

Óxido de etileno em esterilização de materiais e artigos médico-hospitalares. Formula: C2H4O.

Peróxido de hidrogênio desinfecção de feridas. Fórmula química H2O2.

Óxido de magnésio utilizado como antiácido estomacal. Fórmula MgO.

Monóxido de dinitrogênio utilizado em Medicina como anestésico fraco que pode ser utilizado em cirurgias rápidas. Fórmula química  N2O5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário