COLÉGIO QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA
TEMA: PROVA DE REDAÇÃO (UFPB)
ALUNOS: FLÁVIA MONTEIRO.
JOSÉ
IGOR MELO.
MANOELA CAROLINA.
RAFAELA
RESENDE.
RAYANA
VERGARA.
RAYANNE
AZEVEDO.
REBECA
BARROS.
Trabalho apresentado
para avaliação na disciplina de Redação, do 3º ano I do Ensino Médio, turno
manhã, do Colégio QI Questão de Inteligência, ministrado pelo professor Roberto
Lauria.
João Pessoa – PB
Setembro– 2012
INTRODUÇÃO
Para a aprovação dos candidatos na prova de Redação da
UFPB, espera-se que o mesmo desenvolva capacidades como as de: compreensão
textual, expressão e a produção do texto escrito. O candidato deverá,
primeiramente, analisar criticamente os textos da coletânea oferecidos na prova
de redação e, em seguida, relacioná-los adequadamente à proposta temática.
Os textos da coletânea cumprem dois objetivos: oferecer
subsídios temáticos que ajudem ao leitor dos mesmos a produzir o seu próprio
texto. Os candidatos devem partir da ideia proposta na coletânea, bem como do
seu modelo oferecido. Para avaliar a capacidade de leitura dos candidatos, a
banca parte da seguinte definição: ler significa muito mais do que apenas
decodificar palavras.
Implica, também, identificar e recuperar informações,
perceber implícitos, interpretar e, por último, refletir sobre o texto. Segundo
muitos especialistas a leitura é resultado de um processo mental complexo e
interativo em que o leitor relaciona as ideias contidas no texto de acordo com
o seu conhecimento prévio, e, a partir daí desenvolve uma ação reflexiva.
A competência de
leitura envolve: recuperação de informação, elaboração de perguntas e
respostas, ativação do conhecimento de mundo, uso de inferências e reflexão
sobre o conteúdo. O conhecimento prévio é indispensável no ato de ler, por isso
que se diz que a leitura é pré-requisito da leitura, ou seja, quanto mais se
lê, mais se está apto a fazer novas leituras.
Prova
de redação da UFPB
¨ A prova de Redação da UFPB contêm duas questões de produção textual,
contemplando gêneros textuais diversos como por exemplo: carta, notícia,
reportagem, resenha crítica, texto de opinião, texto publicitário, resumo, etc.
¨ O candidato deve estruturar os textos em prosa, de acordo com o gênero
solicitado, e apresentá-los em letra legível nos espaços estabelecidos,
utilizando caneta esferográfica azul ou preta;
¨ Cada questão da prova de Redação será corrigida por, no mínimo, dois
professores examinadores, contemplando-se os critérios de avaliação descritos a
seguir:
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
ASPECTOS CONSIDERADOS
ASPECTOS CONSIDERADOS
1. Adequação ao Gênero/Tema:
Organização textual
adequada ao(s) gênero(s) / tema(s) solicitado(s).
2. Coerência Textual:
Princípio da
não-contradição, da continuidade, e da progressão do sentido entre as partes do
texto.
3. Coesão Textual:
Emprego adequado dos
elementos coesivos referenciadores e sequenciadores, que assinalam a
manutenção, a progressão do sentido, e as relações
lógico-semânticas entre os
enunciados.
4. Norma Culta Escrita:
Usos da linguagem
adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.
Terá nota ZERO em uma questão da prova de Redação, o candidato que:
¨ Desenvolver o texto em desacordo com o tema e/ou gênero solicitados;
¨ Apresentar texto em forma de verso;
¨ Apresentar o texto fora do espaço estabelecido.
A prova de Redação tem caráter eliminatório, sendo excluído do PSS o
candidato que:
¨ Obtiver nota bruta igual a zero, ou
¨ Obtiver nota bruta inferior a 40% (quarenta por cento) da média
aritmética de todas as notas brutas atribuídas às provas de Redação, excluídas
as notas zero e desprezadas as casas decimais resultantes do cálculo.
Para a aprovação dos
candidatos na prova de Redação da UFPB, espera-se que o mesmo desenvolva
capacidades como as de:
¨ Compreensão textual;
¨ Expressão;
¨ Produção do texto escrito.
¨ O candidato deverá, primeiramente, analisar criticamente os textos da
coletânea oferecidos na prova de redação e, em seguida, relacioná-los
adequadamente à proposta temática.
¨ Os textos da coletânea cumprem dois objetivos: oferecer subsídios
temáticos que ajudem ao leitor dos mesmos a produzir o seu próprio texto. Os
candidatos devem partir da ideia proposta na coletânea, bem como do seu modelo
oferecido.
¨ Para a produção textual, o candidato deve elaborar previamente algumas
perguntas relacionadas ao tema proposto:
1) Informacionais – Quem? O quê? Onde? Quando?
2) Elaborativas – Como?
3) Avaliativas – Por quê?
PRODUÇÃO DE
TEXTO
O candidato deve contemplar os seguintes aspectos:
¨ Estruturação textual: adequação e organização textual aos diversos
gêneros.
¨ Elementos de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade,
informatividade, intertextualidade.
¨ Linguagem: uso da norma padrão da língua escrita; usos da linguagem
adequados aos diferentes gêneros textuais/ discursivos.
CRITÉRIOS DE
CORREÇÃO
Do ponto de vista da organização textual, o
candidato deverá apresentar os seguintes aspectos em sua produção escrita:
¨ Coerência com o título;
¨ Progressão temática;
¨ Certo nível de informatividade
sobre o tema;
¨ Domínio da norma culta;
¨ Posicionamento perante a questão
levantada (discussão em relação ao questionamento levantado, respondendo à
questão avaliativa “Por quê?”.)
CONCLUSÕES
Após pesquisas realizadas acerca do tema solicitado,
pude obter um maior conhecimento sobre a prova de redação da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB), com seus critérios e regras, tornando capaz de ter
um bom desempenho nas questões de redação.
Flávia Monteiro
Em minha visão como candidato da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB), a prova de redação é de grande importância, os
participantes devem realmente ficarem mais atentos aos pequenos detalhes,
principalmente, aos critérios de avaliação, que por, muitas vezes, passam
despercebidos e que fazem diferença na hora da correção.
José Igor Melo
Saber a estrutura de uma redação é o segredo para
obter um bom resultado. Com muita prática e conhecimento sobre como se
expressar de maneira correta lendo frequentemente e estando atento aos
possíveis temas a serem abordados nas provas.
Manoela Carolina
É fundamental o candidato saber de todos os
informativos relacionados à redação, pois assim, saberão o que deve escrever e
o que não é precisa escrever, evitando ter muitos erros na prova, o que ajuda
muito é a leitura que contribui também para o êxito da prova e tendo assim a
possível aprovação.
Rafaela Resende
É de fundamental importância que os candidatos da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) saibam os critérios de maior
importância, pois os menores detalhes tiram uma pontuação razoável do
candidato, é preciso uma concentração mais que especial. É importante ler o
manual antes da prova e ver as atualidades, pois, é a partir daí que viram os
temas e estando com estas atualidades e os critérios na ponta do lápis o
candidato estará pronto para ser aprovado.
Rayana Vergara
Com base nas pesquisas sobre as características da
prova de redação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conclui que a
pontuação da prova é de extrema importância muitas vezes até ajuda para
aprovação do candidato, portanto os participantes devem prestar bastante
atenção nos critérios de avaliação da prova, pois eles podem ter um diferencial
na correção da mesma, levando-o se possível até a aprovação do participante.
Rayanne Azevêdo
A prova de redação da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB) e a que assusta mais os jovens, pois todo cuidado é pouco os
critérios de avaliação não ao tão simples assim e para fazer uma boa redação
tem que ter atenção em dobro na hora da prova.
Rebeca Barros
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