terça-feira, 4 de setembro de 2012

PROVA DE REDAÇÃO (UFPB) 3º ano I - (Prof: Roberto Lauria)





COLÉGIO QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA




TEMA: PROVA DE REDAÇÃO (UFPB)
                              
ALUNOS:  FLÁVIA MONTEIRO.
              JOSÉ IGOR MELO.
                      MANOELA CAROLINA.
                RAFAELA RESENDE.
                RAYANA VERGARA.
                 RAYANNE AZEVEDO.
            REBECA BARROS.
                                 
                   

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Redação, do 3º ano I do Ensino Médio, turno manhã, do Colégio QI Questão de Inteligência, ministrado pelo professor Roberto Lauria.



João Pessoa – PB
Setembro– 2012








INTRODUÇÃO
Para a aprovação dos candidatos na prova de Redação da UFPB, espera-se que o mesmo desenvolva capacidades como as de: compreensão textual, expressão e a produção do texto escrito. O candidato deverá, primeiramente, analisar criticamente os textos da coletânea oferecidos na prova de redação e, em seguida, relacioná-los adequadamente à proposta temática.
Os textos da coletânea cumprem dois objetivos: oferecer subsídios temáticos que ajudem ao leitor dos mesmos a produzir o seu próprio texto. Os candidatos devem partir da ideia proposta na coletânea, bem como do seu modelo oferecido. Para avaliar a capacidade de leitura dos candidatos, a banca parte da seguinte definição: ler significa muito mais do que apenas decodificar palavras.
Implica, também, identificar e recuperar informações, perceber implícitos, interpretar e, por último, refletir sobre o texto. Segundo muitos especialistas a leitura é resultado de um processo mental complexo e interativo em que o leitor relaciona as ideias contidas no texto de acordo com o seu conhecimento prévio, e, a partir daí desenvolve uma ação reflexiva.
 A competência de leitura envolve: recuperação de informação, elaboração de perguntas e respostas, ativação do conhecimento de mundo, uso de inferências e reflexão sobre o conteúdo. O conhecimento prévio é indispensável no ato de ler, por isso que se diz que a leitura é pré-requisito da leitura, ou seja, quanto mais se lê, mais se está apto a fazer novas leituras. 


Prova de redação da UFPB


¨  A prova de Redação da UFPB contêm duas questões de produção textual, contemplando gêneros textuais diversos como por exemplo: carta, notícia, reportagem, resenha crítica, texto de opinião, texto publicitário, resumo, etc.
¨  O candidato deve estruturar os textos em prosa, de acordo com o gênero solicitado,  e apresentá-los em letra legível nos espaços estabelecidos, utilizando caneta esferográfica azul ou preta;
¨  Cada questão da prova de Redação será corrigida por, no mínimo, dois professores examinadores, contemplando-se os critérios de avaliação descritos a seguir:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ASPECTOS CONSIDERADOS


1. Adequação ao Gênero/Tema:
        Organização textual adequada ao(s) gênero(s) / tema(s) solicitado(s).
2. Coerência Textual:
         Princípio da não-contradição, da continuidade, e da progressão do sentido entre as partes do texto.

3. Coesão Textual:
           Emprego adequado dos elementos coesivos referenciadores e sequenciadores, que assinalam a manutenção, a progressão do sentido, e as relações
        lógico-semânticas entre os enunciados.

4. Norma Culta Escrita:
           Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.
Terá nota ZERO em uma questão da prova de Redação, o candidato que:
¨  Desenvolver o texto em desacordo com o tema e/ou gênero solicitados;
¨  Apresentar texto em forma de verso;
¨  Apresentar o texto fora do espaço estabelecido.
A prova de Redação tem caráter eliminatório, sendo excluído do PSS o candidato que:
¨  Obtiver nota bruta igual a zero, ou
¨  Obtiver nota bruta inferior a 40% (quarenta por cento) da média aritmética de todas as notas brutas atribuídas às provas de Redação, excluídas as notas zero e desprezadas as casas decimais resultantes do cálculo.
      Para a aprovação dos candidatos na prova de Redação da UFPB, espera-se que o mesmo desenvolva capacidades como as de:
¨   Compreensão textual;
¨   Expressão;
¨   Produção do texto escrito.
¨  O candidato deverá, primeiramente, analisar criticamente os textos da coletânea oferecidos na prova de redação e, em seguida, relacioná-los adequadamente à proposta temática.
¨  Os textos da coletânea cumprem dois objetivos: oferecer subsídios temáticos que ajudem ao leitor dos mesmos a produzir o seu próprio texto. Os candidatos devem partir da ideia proposta na coletânea, bem como do seu modelo oferecido.
¨  Para a produção textual, o candidato deve elaborar previamente algumas perguntas relacionadas ao tema proposto:

1) Informacionais – Quem? O quê? Onde? Quando?

2) Elaborativas – Como?

3) Avaliativas – Por quê?

PRODUÇÃO DE TEXTO
O candidato deve contemplar os seguintes aspectos:
¨  Estruturação textual: adequação e organização textual aos diversos gêneros.

¨  Elementos de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, informatividade, intertextualidade.

¨  Linguagem: uso da norma padrão da língua escrita; usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/ discursivos.

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
 Do ponto de vista da organização textual, o candidato deverá apresentar os seguintes aspectos em sua produção escrita:
¨   Coerência com o título;
¨   Progressão temática;
¨   Certo nível de informatividade sobre o tema;
¨   Domínio da norma culta;
¨   Posicionamento perante a questão levantada (discussão em relação ao questionamento levantado, respondendo à questão avaliativa “Por quê?”.)


CONCLUSÕES

Após pesquisas realizadas acerca do tema solicitado, pude obter um maior conhecimento sobre a prova de redação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com seus critérios e regras, tornando capaz de ter um bom desempenho nas questões de redação.
Flávia Monteiro

Em minha visão como candidato da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a prova de redação é de grande importância, os participantes devem realmente ficarem mais atentos aos pequenos detalhes, principalmente, aos critérios de avaliação, que por, muitas vezes, passam despercebidos e que fazem diferença na hora da correção.
José Igor Melo

Saber a estrutura de uma redação é o segredo para obter um bom resultado. Com muita prática e conhecimento sobre como se expressar de maneira correta lendo frequentemente e estando atento aos possíveis temas a serem abordados nas provas.
Manoela Carolina

É fundamental o candidato saber de todos os informativos relacionados à redação, pois assim, saberão o que deve escrever e o que não é precisa escrever, evitando ter muitos erros na prova, o que ajuda muito é a leitura que contribui também para o êxito da prova e tendo assim a possível aprovação.
Rafaela Resende

É de fundamental importância que os candidatos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) saibam os critérios de maior importância, pois os menores detalhes tiram uma pontuação razoável do candidato, é preciso uma concentração mais que especial. É importante ler o manual antes da prova e ver as atualidades, pois, é a partir daí que viram os temas e estando com estas atualidades e os critérios na ponta do lápis o candidato estará pronto para ser aprovado.
Rayana Vergara

Com base nas pesquisas sobre as características da prova de redação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conclui que a pontuação da prova é de extrema importância muitas vezes até ajuda para aprovação do candidato, portanto os participantes devem prestar bastante atenção nos critérios de avaliação da prova, pois eles podem ter um diferencial na correção da mesma, levando-o se possível até a aprovação do participante.
Rayanne Azevêdo

A prova de redação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a que assusta mais os jovens, pois todo cuidado é pouco os critérios de avaliação não ao tão simples assim e para fazer uma boa redação tem que ter atenção em dobro na hora da prova.
Rebeca Barros



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