quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Problemas Urbanos - Geografia / Profº Lins

Grupo: Hugo Keyserling, Wesley Gabriel, Bruno Calaça, Breno José, Pablo Lopes e Ícaro José.
Problemas Urbanos
Apontamos fatores, problemas, características, gráficos e conclusão. 



Introdução: 

O mundo está passando por um intenso processo de urbanização. Esse processo teve destaque primeiramente durante o século XVIII, nos países envolvidos na Revolução Industrial. Já nos países em desenvolvimento, a urbanização ocorreu de forma expressiva a partir da década de 1950, impulsionada pelo desenvolvimento industrial, pois as atividades industriais se expandiram por vários países, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades.

Sem planejamento algum, foi acelerando a formação urbana em nosso País, urbanização causou problemas ambientais (florestais) e social.

Fatores:
  • No início do desenvolvimento urbano brasileiro, como afirma Mori (1999), ocorreu uma dominação política e econômica pela metrópole e posteriormente por uma sociedade local de elite. Devido a dominação das classes sociais mais elevadas, além de outros fatores como a história da formação da cidade propriamente dita, nota-se uma alienação da sociedade brasileira no que se refere às questões associadas à transformação espacial das cidades. Esta pesquisa teve como premissa o estudo do processo de formação, bem como a identificação dos fatores determinantes para o desenvolvimento urbano em uma cidade de médio porte, identificando a partir destes os principais problemas decorrentes da urbanização brasileira. Após uma avaliação das cidades do Oeste Paulista que refletiam este processo urbano, escolheu-se para o desenvolvimento deste projeto o município de Bauru. A proposta consistiu na realização de uma análise dos fatores que influenciaram no desenvolvimento urbano e as suas conseqüências nos dias atuais, possibilitando a compreensão da dinâmica e dos processos sociais que na maioria dos casos, podem resultar em fatos urbanos, além da realização de uma abordagem crítica aos processos de formação da cidade e de sua urbanização. 
Problemas:
  • Os problemas urbanos são vários e bem diversificados, as grandes cidades sofrem principalmente com as poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, locais inadequados para moradia, saúde, educação, infraestrutura, etc.
  • Os diversos tipos de poluição (hídrica, visual, do solo, sonora, atmosférica) são causados principalmente pelo modo de produção e consumo estabelecidos pelo capitalismo. A poluição atmosférica é um grande problema detectado nas cidades, o intenso fluxo de automóveis e as indústrias são os principais responsáveis pelo lançamento de gases tóxicos na atmosfera. Outros problemas ambientais decorrentes da urbanização são: impermeabilização do solo, alterações climáticas, efeito de estufa, chuva ácida, ausência de saneamento ambiental, destinação e tratamento dos resíduos sólidos, entre outros.
  • Poluição das águas:

A situação dos rios e córregos é preocupante, pois a poluição das águas afeta diretamente a saúde da população. Uma grande quantidade de lixo e esgoto é jogada nos rios, em razão da irresponsabilidade das pessoas, da falta de coleta de lixo e tratamento de esgoto.
  • Ilha de calor:

É o aumento da temperatura em determinadas partes de uma cidade, na qual a região com maior concentração predial, asfalto, vidros e concreto tem maior temperatura; enquanto que em outra parte da cidade, que tem mais áreas verdes, a temperatura é menor, com variações de até 10° C no mesmo dia.

  • Inversão térmica:

É quando a poluição do ar impede a troca normal de temperatura do ar na superfície, ou seja, o ar frio e pesado (por causa das partículas da poluição) fica em baixo e o ar quente e mais leve fica em cima.

  • Efeito estufa:

Fenômeno causado pelo aumento da temperatura no planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. A camada poluente impede que o calor da atmosfera se dissipe. É chamado de estufa, pois o planeta mantém a temperatura aquecida.

  • Erosão:

Causada pelo uso e pela ocupação irregular de áreas de preservação ambiental nas grandes cidades, como encostas, margens de rios, excesso de peso das edificações, compactação do solo, etc.

  • Chuva ácida:

Causada pela poluição do ar, em que os gases poluentes reagem com a água da umidade do ar, ocasionando chuvas com presença de componentes ácidos e prejudicando plantações, edificações, automóveis e o ser humano.

  • Enchentes e desmoronamento:

As chuvas nas cidades podem causar enchentes e desmoronamentos, destruindo edificações e matando pessoas, em razão da ocupação irregular, pois as águas das chuvas não têm para onde escoar.

  • Falta de áreas verdes:

O desmatamento em áreas urbanas causa aumento da temperatura e agrava a poluição do ar.

  • Poluição visual e sonora:

As propagandas excessivas e o barulho alto dos grandes centros podem causar transtornos psicológicos na sociedade.


Características:

  • Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente cerca de 25% da população mundial que mora em cidades vivem na absoluta pobreza.
  • Problemas em desemprego atualmente, é uma característica de nossos problemas urbanos, a taxa de desemprego é enorme, até as pessoas mais qualificadas tem problema na hora de ser empregado.
  • Transporte, também podemos citar, coletivos hoje em dia não tem segurança nas ruas, tanto como suporte e como qualificação de carteira, único transporte que podemos ter acesso fácil é o ônibus que atualmente a taxa eleva-se cada vez mais.
  • Nas ruas, passamos por violência, isso não podia existir, nosso país trabalha pelo desenvolvimento social, mas revemos cenas absurdas diante á esse fator "violência", existe trabalhos sociais para combater a violência, mas atualmente, não temos resultados.
Gráfico:


Esse gráfico está inserido os Problemas mais citados pelos cidadãos.

Conclusão:

Podemos concluir que os "Problemas Urbanos" tem que ser solucionado através de projetos sociais comunicativas, toda população tem que agir com forma devida as relações citadas, como educação, saúde, transporte e econômico.










Nenhum comentário:

Postar um comentário